baojoao
Cumulus
Na Sic Notícias, o jornalista disse há pouco, que existe um vídeo com alguém a colocar o fogo aqui em Nelas. Só acho estranho é terem-lhe mostrado o vídeo e a sic ainda não ter comprado (ou lá que seja) para mostrar.
É apresentar as provas disso.. É muito mais fácil culpar os outros, seres indefinidos, que ninguém sabe quem são ou onde estão, do que olhar para o que se pode controlar, incúria, desleixo, falta de planeamento e ordenamento florestal, má abordagem das autoridades etc... Não nego o incendiarísmo, existe e é bem real, mas é disperso e com causas muito diversas. Provem-me o contrário, ou então não passam de teorias como a terra plana, os chemtrails e outras chalupices.É verdade tudo isso.. Mas estes episódios de incêndio desde o fim de semana, foi crime organizado e bem planeado. Que ninguém tenha dúvidas disso! E ouvir falar em alterações climáticas com ouvi em vários meios de comunicação social, por especialistas e supostos climatologistas é uma afronta total, é fazer das pessoas parvas.
Nem mais!É mais fácil achar que os incêndios são causados por organizações terroristas porque isso implica que ninguém tenha de alterar comportamentos e reflectir sobre as suas ações. São os criminosos e os maluquinhos e contra isso pouco há a fazer. Para o ano há mais, se as condições meteorológicas 'perfeitas' se reunirem.
O pedido foi feito no dia 16, anteontem e ontem foram produzidas as primeiras análises.Copernicus fez um mapa 3D com base do Google Maps com a área ardida dos incêndios de Sever do Vouga, Pessegueiro do Vouga e Albergaria-a-Velha:
https://rapidmapping.emergency.copernicus.eu/EMSR760/reporting
É possível que elaborem o mesmo tipo de mapa para os restantes incêndios nas regiões Norte e Centro.
Ver aqui no fórum a partir desta mensagem:Encontrei um estudo onde aponta para a mesma altura, setembro de 2022, no caso de uma enxurrada que afetou Sameiro, na Serra da Estrela, onde se verificaram precipitações de 20mm em 1 hora e de 14,4 e 14,6mm em meia hora, valores registados nas estações de Aldeia do Souto e de Guarda, respetivamente.
Neste caso, sem dúvida. A situação meteorológica nada tinha de extraordinário e nem as temperaturas eram sequer dignas de relevo. Correntes de Leste são habituais no Verão continental e este ano até houve poucas situações dessas.E ouvir falar em alterações climáticas com ouvi em vários meios de comunicação social, por especialistas e supostos climatologistas é uma afronta total, é fazer das pessoas parvas.
Não é com células que se apagam os fogosCélulas que começaram a nascer em Vila Nova de Foz Côa tornaram-se intensas, eco roxo até, passou a norte de Freixo de Espada à Cinta.
Movimento geral é para ENE/Leste. Mais células estão a nascer, agora a sudoeste de Foz Côa, Trancoso, Pinhel.
Ver anexo 14404
Talvez venha no fim de semana. Mesmo assim, localmente, um eco daqueles apaga qualquer fogo na área que abranger.Não é com células que se apagam os fogos. O ideal era uma depressão.
Neste caso, sem dúvida. A situação meteorológica nada tinha de extraordinário e nem as temperaturas eram sequer dignas de relevo. Correntes de Leste são habituais no Verão continental e este ano até houve poucas situações dessas.