Seguimento - Incêndios 2025

Será o primeiro grande teste do combate aos incêndios rurais neste verão. Olhando para o risco de incêndio do ipma, as condições serão extremas para propagação se as previsões se mantiverem.

Não é a sinóptica típica para desenvolvimento de grandes IF. Temperaturas muito altas, certo, mas vento em geral fraco na maior parte do território e recuperação de humidade em horário nocturno. Pelo menos até 3af.
 
Não é a sinóptica típica para desenvolvimento de grandes IF. Temperaturas muito altas, certo, mas vento em geral fraco na maior parte do território e recuperação de humidade em horário nocturno. Pelo menos até 3af.

Boa tarde.

O panorama é de verão "verdadeiro" na próxima década ou decêndio (que não seja de-incêndio), aquilo que serão os próximos 10 dias.
Felizmente, a confirmar-se, não será um período de vento de leste, esse sim, esse seria algo perigoso na questão dos incêndios.
Como refere o @Hawk pelo menos as noites ainda não serão tórridas e sem vento de leste permitirão recuperar humidade e alguma frescura.
Teremos ventos de componente marítima, obviamente que o interior não beneficiará directamente deste facto, mas permite para já antecipar uma situação normal de verão para o território.

Prev.webp
 

"Probabilidade de Extremos define-se como a probabilidade de um incêndio já detetado, com origem num determinado local, atingir 2000 GJ de energia libertada (energia característica de um fogo severo e de difícil combate). A probabilidade de ocorrência permite fazer uma avaliação física do perigo de incêndio.

Os valores de probabilidade são representados por 10 classes de probabilidade que variam entre 0 e 1, respetivamente 0% e 100% de probabilidade de um incêndio detetado se transformar num fogo de grandes dimensões. Para calcular a probabilidade de ocorrência para as 24, 48, 72, 96 e 120H foram utilizados dos valores das previsões de FWI mencionados acima.

A energia diária libertada pelos eventos de fogo observados é calculada com base em dados de potência radiativa dos fogos observados a partir do sensor SEVIRI a bordo dos satélites METEOSAT, disseminados no âmbito do projeto LSA-SAF. "

Locais mais perigosos de ignições evoluírem para grandes incêndios:

IncêndiosProbExtremos_20250701.webp

LegendaProbExtremos.webp


"FWI (Canadian Forest Fire Weather Index System)​


Este índice de perigo de incêndio rural integra seis índices que quantificam os efeitos da humidade do combustível e do vento no comportamento do fogo.

O aumento de cada um destes componentes corresponde a um aumento de perigo de incêndio. As classes de perigo de incêndio são finalmente definidas para uma determinada região, pela aplicação de uma abordagem estatística que permite calibrar o sistema FWI utilizando o número registado de fogos ativos e de pixels de fogo num determinado período de tempo.

Para calcular os seis índices do FWI foram utilizados os parâmetros meteorológicos (nomeadamente temperatura a 2 m, humidade relativa, velocidade do vento a 10m e precipitação acumulada em 24 h) das previsões de 24 h, 48 h e 72 dos modelos de previsão numérica do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a médio prazo (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, ECMWF). Este índice é calculado no âmbito do Projeto Land Surface Analysis Satellite Applications Facility (LSA SAF) . "

IncêndiosFWI_20250630.webp
IncêndiosFWI_20250701.webp


IncêndiosFWI_20250702.webp
IncêndiosFWI_20250703.webp

LegendaFWI.webp
 
Última edição:
Já algumas ocorrências importantes provavelmente causadas pelas trovoadas desta tarde como por exemplo Castelo Branco ou Nisa.
Isso tem de ser verificado caso a caso. As trovoadas às vezes têm as "costas largas" e há quem se aproveite para queimar uns sobrantes, "se a coisa correr para o torto dizemos que foi a trovoada". ;)
 

Estranho só agora, só hoje ter sido interditado! Até por uma questão de não complicar os trabalhos de remoção e limpeza de todos os derrubes, os quais espero que estejam a ser feitos o mais rapidamente possível, incluindo aos fins de semana, dada a urgência...