Seguimento - Incêndios 2025

O mecanismo europeu só será activado, se Marrocos não prolongarem o apoio dos dois Canadiers que estão cá.

Neste momento, temos 4 canadiers a actuarem, e não sei qual a disponibilidade europeia em ajudar.
 


PT é uma m****.

Como se nos outros locais com clima semelhante (ou com períodos meteorológicos quentes/secos) fosse diferente.

IT

C1WCle2.png


PT

hYO98XH.jpeg


ES

EkOH7qc.jpeg


GR

V4WSKm8.jpeg


RU -> https://nfcc.org.uk/record-numbers-...-services-under-huge-strain-warn-fire-chiefs/

O giro é olhar para a escala dos dados do eixo vertical... é que a altura das barras é quase idêntica ao dos outros países (o problema é quando olhamos para os valores da escala).

Já agora, era giro ter o ratio área ardida / DIMENSÃO DO PAÍS. Só assim, para colocar a verdade acima de outras coisas...

E já que passamos a entrar numa onda de verdade, perceber quanto daquelas barras na Grécia é que são na Grécia continental (e quanto é que são nas centenas de ilhas, algumas das quais sem corporações de bombeiros de combate a fogos).
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e trovoadas
Dois incêndios a poucos quilómetros do festival de Paredes de Coura, a começar exctamente à mesma hora?
Um deles no Corno de Bico, paisagem protegida onde já não é a primeira vez que arde. Já lá estive há uns anos após um grande incêndio.
Felizmente este está já em resolução, mas ainda ardeu durante mais de três horas. Só 24 operacionais para uma zona tão sensível?

Fogos-Paredes de Coura_20250814-23h28.webp



 
1755257570334.webp


Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil com pedido de apoio de quatro aviões Canadair de combate aos incêndios, anunciou o comandante nacional de proteção civil, Mário Silvestre.

Num briefing na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, para dar conta da evolução dos incêndios que assolam o país, Mário Silvestre disse que Portugal será o sétimo país a ativar o mecanismo.


 
Ao dia de hoje, depois de 88.752ha ardidos foi acionado o Mecanismo Europeu. O governo quis esconder a incompetência, mas já era mais que visível.

PR interrompeu as férias, antes tarde que nunca. Luís Montenegro continua no bem bom, fez a festa ontem e diz que está a acompanhar a situação de forma discreta. Na minha opinião, um líder deve dar a cara nestas circunstâncias e apoiar a população e não deixar para depois essa discussão.

Enquanto temos a floresta destruída, a prioridade é anunciar o regresso do Fórmula 1. Fosse qual fosse o partido político, isto é uma vergonha e gozar com a cara das pessoas que se encontram neste momento em desespero por ter o fogo perto de suas casas.
 
Última edição:
Imagens de uma situação muito violenta em Paredes da Beira com uma ventania descomunal.


Quando o IPMA acabar a greve, espero que alguém dê a cara (e não apenas um comunicado) a pedir desculpa aos portugueses por aquela intervenção ontem a dizer que não sabiam onde é que Marcelo obtinha informação porque hoje não estava previsto nada de extraordinárioe a temperatura e humidade até eram factores mais benignos hoje. Absolutamente deplorável!