Seguimento - Incêndios 2025

Fotos à saída de Aguiar da Beira.
Fiz toda a nacional de Viseu a Aguiar e só na zona de Rãs (Sátão) é que se vê poucos hectares queimados. O fogo tem sido todo para o monte.
Estrada cortada para o lado da Ponte do Abade e de Sequeiros.
1000034317.webp

Estou sentado na Cepsa à saída de Aguiar e o pessoal daqui tem dito que o fogo tem aumentado a cada dia... parece que isto está para durar...

Quando aqui cheguei (5 minutos) esta coluna de fumo (segunda e terceira foto) era fininha, fininha... 5 minutos depois é o que se vê...

1000034322.webp

1000034323.webp

resta saber se vem para cá (o vento está na minha direcção), se vai continuar para Nordeste que é a zona que já estava a arder...
1000034327.webp

1000034330.webp

Anexos

• 1000034321.webp
    1000034321.webp
    393.8 KB · Visto: 2
  • 1000034327.webp
    1000034327.webp
    327.7 KB · Visto: 2
Fotos à saída de Aguiar da Beira.
Fiz toda a nacional de Viseu a Aguiar e só na zona de Rãs (Sátão) é que se vê poucos hectares queimados. O fogo tem sido todo para o monte.
Estrada cortada para o lado da Ponte do Abade e de Sequeiros.
Ver anexo 24815

Estou sentado na Cepsa à saída de Aguiar e o pessoal daqui tem dito que o fogo tem aumentado a cada dia... parece que isto está para durar...

Quando aqui cheguei (5 minutos) esta coluna de fumo (segunda e terceira foto) era fininha, fininha... 5 minutos depois é o que se vê...

Ver anexo 24822
Ver anexo 24824
resta saber se vem para cá (o vento está na minha direcção), se vai continuar para Nordeste que é a zona que já estava a arder...
Ver anexo 24823
Ver anexo 24820
Em Casfreires, Ferreira de Aves onde tenho família, também não ardeu, apesar de ter começado apenas uns km a Este.
O incêndio que começou em Vila Boa seguiu tendencialmente para Norte e Nordeste. Ardeu bem em redor da praia fluvial do Trabulo e do Santuário do Senhor dos Caminhos, perto de Rãs como dizes.
Penso que a zona em redor da N229 estará mais queimada precisamente de Ponte de Abade até Penedono, que também foi afectada pelo incêndio que veio de Trancoso.
O concelho com mais área afectada em termos percentuais deve ter sido Sernancelhe.
Concelhos afectados por este duplo incêndio.
Sátão, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Mêda, Penedono, São João da Pesqueira (pelo menos e por agora.)

Última edição:
1755265389110.webp

1755265401082.webp

Screenshot-20250814-194100-Chrome.jpg

É lamentável o IPMA fazer esta declaração oficial quando o próprio site do IPMA mostra uma situação transversalmente mais severa em termos de índice FW. A meteorologista pensa mesmo que só a temperatura conta para o risco? Estamos tramados.
Essas declarações foram descontextualizadas ou mal interpretadas. Os jornalistas querem polémica, e aproveitaram logo as declarações do PR para a procurar. O que foi dito pela meteorologista é que as condições meteorológicas para combate a incêndio são muito gravosas, já o eram ontem, dia 14, continuam hoje, dia 15, e vão continuar parecidas até domingo, dia 17. Ou seja, não apenas o dia 15 em particular, mas todos estes dias. As gravações das declarações são muito maiores do que passam depois nos meios de CS, conseguindo tirar frases soltas que, sozinhas, podem dar a ideia errada. As informações passadas à ANEPC pelo IPMA são claras: a temperatura diminui no litoral, mas mantém-se elevada no interior e Algarve, além de uma intensificação do vento do quadrante sul no dia de hoje, pelo que o FWI se mantém com valores extremos em algumas regiões.

Última edição:
Há uma corrente de Sul forte nos níveis médios, não sei se chega até à superfície com a mesma força relativa.
Nunca vi o radar, que normalmente serve para identificar hidrometeoros, registar tal extensão continuada de fumo, cinzas e outras partículas. Obviamente, haverá também alguma condensação/precipitação da água vertida e evaporada para apagar os incêndios e da própria humidade atmosférica forçada a subir em altitude pelas correntes convectivas ascendentes, mas a proporção é diminuta.

Radar dinâmico de hoje 12:25-15:20 utc

A área coberta pelas plumas de fumo, agora todas orientadas Sul-Norte expandindo-se lateralmente e juntando-se às dos incêndios na Galiza, está a aumentar.

Sat24 hoje 12h20-16h25 utc+1

Essas declarações foram descontextualizadas ou mal interpretadas. Os jornalistas querem polémica, e aproveitaram logo as declarações do PR para a procurar. O que foi dito pela meteorologista é que as condições meteorológicas para combate a incêndio são muito gravosas, já o eram ontem, dia 14, continuam hoje, dia 15, e vão continuar parecidas até domingo, dia 17. Ou seja, não apenas o dia 15 em particular, mas todos estes dias. As gravações das declarações são muito maiores do que passam depois nos meios de CS, conseguindo tirar frases soltas que, sozinhas, podem dar a ideia errada. As informações passadas à ANEPC pelo IPMA são claras: a temperatura diminui no litoral, mas mantém-se elevada no interior e Algarve, além de uma intensificação do vento do quadrante sul no dia de hoje, pelo que o FWI se mantém com valores extremos em algumas regiões.

Eu ouvi as declarações na Antena 1. Não me parecem frases soltas. Na minha empresa as pessoas são preparadas para falar aos jornalistas. Proponho que o IPMA faça o mesmo. Assim evita-se frases do tipo "não sei onde é que o PR foi buscar essa informação, mas da meteorologia não foi". Isso não é uma frase solta e descontextualizada.

O índice FWI era mais severo numa área bastante mais vasta do território em relação a ontem. Disso não há dúvidas. Parece-me essa a severidade com maior abrangência territorial que o PR mencionava. Não estou a falar do mapa de risco de incêndio que tem concelhos em risco máximo desde Junho...

Novo incêndio, Figueiró dos Vinhos.

Fogo_FigueiróVinhos_17h01.webp

Não é claro que seja uma continuação ou projecção do incêndio da Lousã, o mapa de ventos das 17h mostra vento de sul no interior e depois uma faixa de ventos erráticos numa faixa de transição para o litoral em que que o sector dominante é Oeste/NO.

Vento_N-C_20250815-16.webp

Comparação da situação com duas horas de intervalo, 15h45-17h45.
Note-se como a pluma de fumo de Figueiró dos Vinhos é diminuta, quase não se notando a SSO do incêndio na Lousã na imagem mais recente.

Hz1ot4B.png

Entretanto um vento do quadrante Oeste parece empurrar o fumo da Lousã, não sei se o próprio incêndio no terreno, para Leste.

Última edição:
Novas plumas aparecem às 18h00, mas também começam a ser visíveis outras já existentes porque a iluminação do sol começa ser de ângulo mais baixo e produzindo maiores sombras.

Sat24_1800.webp

Para norte dos fulcros de cada pluma a probabilidade de projecções a distância considerável é grande.

Última edição: