Eu já não apanhei essa intensa queda de neve e quando cheguei já não havia acumulação, mas reparei quando passava a Covilhã ainda havia acumulação ate aos 1200m, antigo Sanatório, mas via-se que era muito pouquinha e foi o tempo de subir e ja nada restava, mas já se aproximava outra célula, menos intensa e pareceu-me mais pequena, para descarregar, fui ate ao centro limpeza de neve. A encosta da Torre já não se via e começava a nevar, decidi descer um pouco mais a baixo junto a barragem do Viriato. Nas Penhas da Saúde A única acumulação desta queda de neve que foi entre as 16 e as 17h foi nas árvores Ao cimo da encosta da Covilhã via-se uma nova célula a chegar a Serra Serra da Gardunha sem neve Cortina de chuva sobre a localidade Canhoso Para quem não sabe o antigo Sanatório ao cimo da encosta da Covilhã ja em reconstrução para uma Pousada A encosta da Torre como se vê o Cântaro magro e o Raso sem acumulação
Boas . Finalmente já houve que fez despertar o pluviómetro...depois de algumas semanas de sono profundo ,neste momento céu limpo,depois de um dia com muitas nuvens,com 6.3ºC e vento fraco de NW. Dados de hoje 2.2ºC / 13.9ºC e 1.6mm .
Boa noite, extremos do dia, aqui pela minha aldeia: Tº mín.: 1,7ºC Tª máx.: 3,7ºC Neste momento 2,7ºC. Não estive cá a maior parte do dia, pelo que não posso confirmar se nevou cá, na viagem que fiz a Espanha, 2 km norte da aldeia a 890m altitue caía-água neve com 2ºC, quando passei a fronteira e comecei a subir, por volta dos 900 m nevava com intensidade, a temperatura era já de 0ºC e havia acumulação, na Gudiña havia também acumulação. Verifiquei que em Portugal, havia acumulação na serra da Coroa e nas serras dos Pinheiros e Esculqueira (junto à fronteira). Vinhais definitivamente, foi a capital da neve este fim de semana, beneficiou logo desde o primeiro dia, provavelmente com uma nuvem que trazia mais frio e bastante pricipitação, gerando acumulação de neve. A partir daí, a neve no solo, que arrefeceu aquela região, provavelmente definiu o resto do evento, e secundariamente de estar na vertente sul do planalto da Serra da Coroa, no sopé do alto da Ciradelha a 1021 metros de altitude e de mesmo a sul/sueste estar rodeada por montes que rondam os 950-1060m que são a continuação da serra da Nogueira.
Curioso, pela tua foto, na Serra da Nogueira havia muito mais acumulação que na Serra de Montesinho, que visitei hoje. Até aos 1000 metros apenas havia vestígios de neve, e no alto, junto à barragem havia sensivelmente a mesma camada que podemos ver na imagem que colocaste. Esta foto foi tirada a cerca de 1300 metros na Serra de Montesinho, quando o vento soprava com muita intensidade e nevava moderado.
Agora céu com algumas nuvens com 6.5ºC 40%HR 1006 hpa vento fraco de SW O meu pluviometro não tem funcionado :-(
Excelentes imagens! Que inveja! Alegra-me ver as obras de reconversão do sanatório tão avançadas! Até que enfim!
Parabéns Veterano pelas bonitas imagens (o tão desejado elemento branco fica mesmo bem nessas fotos!!!). É realmente um verdadeiro encanto ver neve nessa serra mas também nas restantes....É a magia gratuita da natureza...