Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2009

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Já agora, alguém me pode informar de algum link para detectores de raios, porque o do nosso IM está em baixo? Conheço o blitzortung.de, mas esse só dá informação dos ultimos 30 minutos, e como tem os detectores mais na Europa Central, só detecta as descargas mais intensas. Se puderem informar, obrigado. Já agora, uma nota de uma pequena surpresa. Nada fazia prever tanta actividade hoje. Se virem as imagens de CAPE e LI do Wetterzentrale ou do Weather Online, não era de esperar tanta actividade.

capeli130809pteurs.png
[/URL][/IMG]
 


PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Estive agora a confirmar a imagem do Vince, e de facto em Oliveira do Hospital tem sido uma tarde bastante interessante: Muita trovoada que já provocou um incêndio na zona, vento e chuva intensa entre as 17 e as 18 ~.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas tardes :)!

Finalmente já ouve animação,com alivío nas temperaturas :p.

De tarde pelas 15 h 15 m,já tinha saído do meu posto de abservação a caminho do centro da cidade,logo há saida do meu bairro começa a cair gotas grossas e quentes com o bafo do ambiente da rua e dentro do carro,não vos digo nada :hehe: acho que fiquei de várias cores:o durante dez minutos.

Quanto há animação o céu ficou todo nublado aqui pela zona toda a tarde e muita trovoada ao longe e muitas cortinas de aguas por muitos lados.

Neste momento o sol vai aparecendo com o céu menos nublado,vento fraco de W/NW.

Actuais 27.6ºC e 43% de HR.

Temperaturas de hoje 24.9ºC / 36.6ºC e 1.0mm de :rain:
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
boas tardes

bem pela zona do Fundão entre as 15:45 e as 16:15, registei se bem com o termometro do carro uma descida de 20º (antes da trovoada/chuva 37º depois 17º), ficou bem mais agradavel o final da tarde quanto a temperaturas, agora tudo calmo por aqui

cumps
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
boas tardes

bem pela zona do Fundão entre as 15:45 e as 16:15, registei se bem com o termometro do carro uma descida de 20º (antes da trovoada/chuva 37º depois 17º), ficou bem mais agradavel o final da tarde quanto a temperaturas, agora tudo calmo por aqui

cumps
eheh Se fosse uma anomalia de 20 graus,já seria bom! Agora uma descida de 20 graus centigrados é espectacular! :thumbsup: 37 graus,um calor abrasador.30 minutos depois,17 graus,que fresquinho :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu já nem me fio mais nos modelos :lmao:

Quero o ECM quer o ALADIN no site do IM davam precipitação, e modelaram as zonas razoavelmente bem. E precipitação num modelo num dia de Verão como este só pode querer dizer trovoadas. O GFS efectivamente despistou-se, sendo curioso que até há 2/3 dias atrás também as previa. Coisas da vida dos modelos hehehe


O "filme" completo da tarde:


(clicar para ampliar)
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Por aqui continua muito calor...e começo a ver relâmpagos a sudeste de Bragança...!:)

Mogadouro, distrito de Bragança. Estivemos com trovões e relâmpagos desde as 20.00 às 21.30 aproximadamente. Também choveu um bocado mas sem grande intensidade. A luz falhou aqui na aldeia, perto de Mogadouro, durante cerca de uma hora. Estivemos à luz da vela. Agora tudo normal e mais refrescado.
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
Já agora que se falou no ECMWF e no Aladin, e pelos vistos amanhã (se o Aladin voltar a acertar) vamos voltar a ter actividade. Eis a previsão de precipitação :rain: do ALADIN para amanhã (14/08) entre as 12 e 15h, e entre as 15 e as 18h).

aladin1408091215.gif
[/URL][/IMG]


By cmatias1967

Portanto, se se confirmar, boa sorte aos caçadores de tempestades que moram nas zonas a azul (ou proximo), ou seja zona leste do distrito de Coimbra, sueste de Viseu, Alto Alentejo (mais a tarde).

Só mais uma nota: o ECMWF não prevê nenhuma actividade para amanhã. O GFS também não.