Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2011



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem autentico festival de raios e infelizmente já com incêndios a acompanhar.

E os bombeiros tem que ter muito cuidado nestas situações por causa do vento forte de quadrantes diferentes que as trovoadas podem subitamente gerar.

A 8 de Setembro de 1985 também com uma cutoff e incêndios provocados por raios uma ventania surpreendeu e matou 14 bombeiros em Armamar.


É quase uma linha do interior centro até ao litoral norte

1zaszq.gif
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

tive o conhecimento que ja trovejou, mas choveu pouco em santa comba dao.

aqui em Gouveia apoxima-se uma escuridao brutal do lado de seia e ja se ouve trovoada e com bastantes relampagos... a ver vamos´

caiu um aguaceiro que deve ter ajudado os bombeiros em nabais e em folgosinho...
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
E os bombeiros tem que ter muito cuidado nestas situações por causa do vento forte de quadrantes diferentes que as trovoadas podem subitamente gerar.

A 8 de Setembro de 1985 também com uma cutoff e incêndios provocados por raios uma ventania surpreendeu e matou 14 bombeiros em Armamar.

Por acaso foi uma situação que reparei o vento variava muito rapidamente de quadrante, mas pela coluna de fumo que se vê penso que a situação já está controlada.

Agora outra coisa que reparei e que achei estranho foi a partir do momento que se formaram as células apareceram duas avionetas vindas do Aeródromo de Viseu e circularam durante algum tempo no bordo norte da célula inclusive durante o período mais activo, para mim foi uma situação algo estranha penso que não seja rotineiro este tipo de voo. :confused:
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,535
Local
Castelo Branco
Bom, fui fazer uma das minhas caminhadas pela avenida Europa, que vai até ao Modelo, e a primeira pancada foi impressionante... Como daquela zona se vê o monte da Cardosa (monte do castelo) viu-se literalmente uma neblina a rodear o monte, mas não era neblina mas sim uma forte pancada de água, por sorte já estava ao pé do modelo, em pouco mais de 20 sec e a pancada de água estava sobre mim, ainda tive que dar uma corridinha :lmao:.

Neste momento chove outra vez com força, com bastante descargas eléctricas á mistura.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Agora outra coisa que reparei e que achei estranho foi a partir do momento que se formaram as células apareceram duas avionetas vindas do Aeródromo de Viseu e circularam durante algum tempo no bordo norte da célula inclusive durante o período mais activo, para mim foi uma situação algo estranha penso que não seja rotineiro este tipo de voo. :confused:

Não é lá muito boa ideia voar nas imediações duma célula, ainda ontem de manhã houve um acidente em Tires por sorte sem grandes consequências, provavelmente provocado precisamente pelo vento duma célula.
Podem ter sido apanhados de surpresa e estarem a tentar descobrir a forma de contornar a célula.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
levanta-se vento que e moderado, e a chuva tabem ja cai:thumbsup:
troveja bem