Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2011

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
por aqui a tarde foi de ceu limpo tal como a noite esta boa para a festa daqui... os extremos d ontem: 10.2 de minima e 27.0 de maxima... actuais: 15.1
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas por aqui a manha foi de ceu limpo e com algum vento fraco... sigo com 25.5...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sabes que temperatura fez André?

Às 04h a estação de Bragança estava com 4,1ºC, também deve ter geado nas áreas rurais.

Neste momento na minha estação tenho 20,4ºC e céu limpo com mínima de 7,8ºC.

Mínima de 1,5ºC em Bragança, segundo o IM.

agosto15.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A estação de Bragança teve erros durante a noite, pelo que o gráfico está assim:
0W4lH.png


Portanto esse valor só poderá ser erro :huh:

Os 1,5ºC foram obtidos na noite de Sexta para Sábado, esse gráfico refere-se à noite de sábado para domingo.

Vendo as temperaturas obtidas nas EMAs em redor, e a medida pelo Fil, o valor de 1,5ºC parece-me credível.
 
M

Membro excluído 274

Boa noite.

Esse valor de facto levanta-me muitas dúvidas... Não só a estações em redor, até as sistematicamente mais frias que Bragança como o caso de Vinhais apresenta um valor muito superior, quase 5.5ºC de diferença!:confused::confused::confused:

Vejamos os dados da AEMET:

A Gudiña: 6.9ºC (900m)
P. Sanábria: 5.7ºC (910m)

Muito mais na media das EMA´s nacionais....
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui a tarde foi de ceu poco nublado por nuvens altas, nao houve vento durante a tarde...
extremos: 11.4ºC de minima e 27.1ºC de maxima

actuais: ceu limpo sem vento e com 17.5ºC
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Os 1,5ºC foram obtidos na noite de Sexta para Sábado, esse gráfico refere-se à noite de sábado para domingo.

Vendo as temperaturas obtidas nas EMAs em redor, e a medida pelo Fil, o valor de 1,5ºC parece-me credível.

Não estou a dizer que o valor não seja verdadeiro, mas tenho razões para crer que a EMA não tem andado a funcionar lá muito bem. Se forem a ver as synops do ogimet, vêem que teve algumas mínima muito baixas em dias isolada das outras estações que tiveram temperaturas muito mais altas. Este valor pode até ser verdadeiro, mas eu cá tenho as minhas dúvidas.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Boas, por aqui 17,5ºC e céu limpo. Extremos de hoje de 13,5ºC / 24,5ºC.

Boa noite.

Esse valor de facto levanta-me muitas dúvidas... Não só a estações em redor, até as sistematicamente mais frias que Bragança como o caso de Vinhais apresenta um valor muito superior, quase 5.5ºC de diferença!:confused::confused::confused:

Vejamos os dados da AEMET:

A Gudiña: 6.9ºC (900m)
P. Sanábria: 5.7ºC (910m)

Muito mais na media das EMA´s nacionais....

Bragança tem muitas vezes mínimas inferiores a Vinhais. Lalin também teve uma mínima muito baixa esse dia, de 2,2ºC. Veremos no resumo mensal se o dado está correcto mas também tenho dúvidas pois às 04h ainda estava na casa dos 4ºC.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Bom dia

Algumas nuvens altas e 13,3ºC.

Mínima de 9,2ºC

______________________________________

Quanto à mínima de Sábado no IM, não me parece que o valor tenha sido de 1,5ºC. Nesse dia tive 7,6ºC de mínima aqui em casa e não costumo ter diferenças muito superiores a 3ºC em relação à estação do IM. A diferença entre a estação do IM e a estação da ESA também é significativa, nesse dia a ESA teve uma mínima de 4,7ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sabes que temperatura fez André?

Às 04h a estação de Bragança estava com 4,1ºC, também deve ter geado nas áreas rurais.

Não tinha como medir a temperatura.
Sei que por volta da meia noite um termómetro de mercúrio na parede de uma das casas do centro da aldeia marcava 6,8ºC.

Também há que dizer que Várzea é um local muito propicio a geadas. A parte mais baixa da aldeia, onde tirei as fotos, está a ~900m de altitude e nele passa um ribeiro. Os montes em volta têm cotas de 1000-1100m e estão minados de aerogeradores. Por eles, sei que na serra esteve vento a noite toda, porque estiveram sempre em funcionamento.
Em Várzea, nem uma brisa, como sempre, o que permitiu a geada.

Durante praticamente toda a semana, excepto na noite de 25 para 26 em que esteve de nevoeiro e chuva, fez bastante frio à noite. Só os bailes aqueciam. :p
Infelizmente nunca consegui acordar suficientemente cedo para ver se tinha geado ou não.
Excepto no Sábado porque tive que rumar cedo a sul.

Portanto, é provável que nessa semana tenha geado qualquer coisa, mais vezes.

Quanto à frequência do fenómeno em Agosto, de facto não é comum a geada lá em Agosto, mas por vezes acontece.
Volto a dizer que o local é bastante propicio à geada.

Mais uma foto da manhã de Sábado:

semttulo1fa.jpg