Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2014

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,598
Local
Gondomar (105 metros alt)
A temperatura desceu muito rapidamente desde que saí daí às seis e tal da tarde, quando deviam estar uns 26-27 graus (marcava o carro em andamento), embora o ventinho que corria dava ideia daqueles dias de final de Verão/princípio de Outono que são ainda quentes mas cada vez mais curtos e nos quais o arrefecimento acontece mais cedo e mais depressa!Obviamente que não é isso que vai acontecer tendo em conta as previsões de muito calor para os próximos dias, mas que este final de tarde por aí transmitiu um pouco essa ideia algo "outonal", lá isso é verdade, pois ficou bastante aquém dos dias de calor pesado e sufocante característicos do Verão em Lamego, em que muitas vezes até é ao final da tarde que se sente mais calor como tantas e tantas vezes aconteceu quando estou por aí!




É verdade já tive dias muito mais quentes aqui em Lamego, este verão a máxima que tive até hoje foi de 34ºC
Mais quente do que aqui só mesmo a Régua, como deve saber....

Amanhã a máxima prevista é entre os 29/ 30ºC
Neste momento a temperatura é de 19,8ºC
Vento de NW
Pressão a 1018
Humidade relativa de 59%
 


Invicta1979

Cirrus
Registo
14 Ago 2014
Mensagens
13
Local
Porto - Boavista (Lordelo do Ouro)
É verdade já tive dias muito mais quentes aqui em Lamego, este verão a máxima que tive até hoje foi de 34ºC
Mais quente do que aqui só mesmo a Régua, como deve saber....

Amanhã a máxima prevista é entre os 29/ 30ºC
Neste momento a temperatura é de 19,8ºC
Vento de NW
Pressão a 1018
Humidade relativa de 59%

Sim, sei isso perfeitamente, há quase 35 anos que vou aí (desde que nasci), já fiz essa viagem mais de uma centena de vezes (sem exagerar!), embora vá menos vezes do que gostaria nos últimos anos por várias razões, e sobretudo no Inverno, a viagem é mais perigosa por causa da chuva ou do gelo/geada em certas zonas e ocasionalmente neve!:cold:

A Régua é de facto um forno no Verão, até pela baixa altitude a que se encontra, apesar de não ser das zonas mais encaixadas do Vale do Douro, mas já passei várias vezes por lá com 40 graus e até mais!:calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,598
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sim, sei isso perfeitamente, há quase 35 anos que vou aí (desde que nasci), já fiz essa viagem mais de uma centena de vezes (sem exagerar!), embora vá menos vezes do que gostaria nos últimos anos por várias razões, e sobretudo no Inverno, a viagem é mais perigosa por causa da chuva ou do gelo/geada em certas zonas e ocasionalmente neve!:cold:

A Régua é de facto um forno no Verão, até pela baixa altitude a que se encontra, apesar de não ser das zonas mais encaixadas do Vale do Douro, mas já passei várias vezes por lá com 40 graus e até mais!:calor:





Em média a Régua tem temperaturas cerca de 4 graus a mais do que Lamego.
Sim, já apanhei 40 graus na Régua e até mais .
Aqui em Lamego, em 11 anos que vivo, a máxima que observei foi de 38ºC
 

Invicta1979

Cirrus
Registo
14 Ago 2014
Mensagens
13
Local
Porto - Boavista (Lordelo do Ouro)
Em média a Régua tem temperaturas cerca de 4 graus a mais do que Lamego.
Sim, já apanhei 40 graus na Régua e até mais .
Aqui em Lamego, em 11 anos que vivo, a máxima que observei foi de 38ºC

A diferença não é assim tão grande, é de 2-3 graus, mas no Inverno essa diferença é muitas vezes menor e pode nem existir por causa das inversões térmicas e do nevoeiro que se forma no Vale do Douro em certos dias de Inverno.Para te dar um exemplo do que pode acontecer em alguns dias de Inverno, há uns anos fui aí em Janeiro por causa do aniversário da minha avó, e passei na Régua por volta do meio dia com nevoeiro e cerca de 4 graus de temperatura e em Lamego estava o céu limpo e cerca de 10 graus (aliás o tempo estava tão bom que fomos almoçar ao restaurante Turiserra na Serra das Meadas!), por isso as coisas não são assim tão lineares!;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boa noite!

Por Viseu, o céu mantém praticamente limpo, o vento parou há umas boas duas horas, e desde então a temperatura tem vindo a descer consistentemente.

Atuais 15,0ºC e 88%HR.

Até amanhã! ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,598
Local
Gondomar (105 metros alt)
A diferença não é assim tão grande, é de 2-3 graus, mas no Inverno essa diferença é muitas vezes menor e pode nem existir por causa das inversões térmicas e do nevoeiro que se forma no Vale do Douro em certos dias de Inverno.Para te dar um exemplo do que pode acontecer em alguns dias de Inverno, há uns anos fui aí em Janeiro por causa do aniversário da minha avó, e passei na Régua por volta do meio dia com nevoeiro e cerca de 4 graus de temperatura e em Lamego estava o céu limpo e cerca de 10 graus (aliás o tempo estava tão bom que fomos almoçar ao restaurante Turiserra na Serra das Meadas!), por isso as coisas não são assim tão lineares!;)




Eu digo em média, porque sempe que saio de Lamego e passo na Régua a temperatura na Régua é mais 4 graus
já me aconteceu de ter 10 graus na Régua e 5 em Lamego e no inverno cair neve em Lamego com 0 graus e na Régua 4 positivos
como vês acontece
Agora o nevoeiro afeta é mais a Régua e nesses dias está mais fresco na Régua do que em Lamego, mas sem ser nevoeiro aqui em Lamego é mais fresco do que a Régua, até pela altitude como sabes que a Régua é mais baixa que Lamego
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,598
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia
Manhã de céu azul por Lamego
Temperatura mínima de 14,2ºC
Vento de NE
Pressão atmosférica de 1023
55% de HR

Temperatura atual de 17,4ºC

A máxima prevista varia entre os 28/29ºC

----------------------------------------------------


Dados da estação Auriol
 

Invicta1979

Cirrus
Registo
14 Ago 2014
Mensagens
13
Local
Porto - Boavista (Lordelo do Ouro)
Bom dia
Manhã de céu azul por Lamego
Temperatura mínima de 14,2ºC
Vento de NE
Pressão atmosférica de 1023
55% de HR

Temperatura atual de 17,4ºC

A máxima prevista varia entre os 28/29ºC

----------------------------------------------------


Dados da estação Auriol

Bom Dia,

Parece que vai ser um dia quase igual ao de ontem por aí, ameno para Verão e fresco ainda a esta hora!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas tardes.

Por Viseu, temos mais um belo dia deverão, nem muito quente, nem fresco de mais! :cool:
Pela manhã, o tempo estava fresco com bastante fresco (registei uma rajada de 31,5km/h de ENE). Agora, está a ficar um ambiente mais quente, o vento abrandou bastante, mas mantém-se cointante e a refrescar o ambiente, e muito, muito sol.

Atuais 27,9ºC e 38%HR, com 1,1km/h de NW.