Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
41,7ºC foi a máxima na EMA de Nelas, atingidos entre as 16h00 e as 16h10.
Nelas tem assim a maior máxima nas EMA da RINC até ao momento.

Outras EMA que já atingiram os 40ºC:

41,6ºC Chaves aeródromo
41,2ºC Vila Real cidade
40,8ºC Viseu cidade

40,7ºC Lousã aeródromo

40,8ºC Covilhã
39,9ºC Aldeia do Souto
40,7ºC Proença-a-Nova

Entre as estações CIM e outras estações IPMA já foram superados todos aqueles valores, especialmente em Pinhão, Mirandela e Arganil.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:shocking:

Calor extremo combinado com o incêndio de Nelas: Pirocumulus cada vez maior, a tender para Pirocumulonimbus.
vb0RNhS.jpg



H6GishI.png
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Temperatura na EMA de Nelas estava em descida até aos 38,5ºC às 17h30. Desde então voltou a subir atingindo agora os 39,0ºC.

Vista desde muito longe (Serra do Moradal) e que mostra o isolamento da estrutura cumuliforme sobre o incêndio de Nelas. Revela que é o calor do incêndio o responsável pela formação, estando as condições actuais de instabilidade da situação meteorológica muito atenuadas. Não há células de trovoada hoje.

s3E5ruw.jpg



E de Viseu estava assim praticamente no mesmo momento da imagem acima:

0mqhkmW.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,487
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O pirocumulus praticamente desapareceu nos últimos minutos, consequência do abaixamento da temperatura devido a ambos os factores (meteorológico e, esperemos, intensidade do incêndio).

37,0ºC na EMA de Nelas. Vento de Oeste em geral fraco com rajadas moderadas entre 20 e 30 Km/h

DumJFUq.jpg


7ps1fjj.jpg


MuqWeoF.png


Note-se pelas imagens acima as diferentes direcções do vento consoante a altitude.
A direcção de Oeste é só no nível muito próximo da superfície, logo acima o quadrante preponderante é SE e mais acima ainda, ao nível do pirocumulus, é de Sul/SSW.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
30.5ºC, 41%hr, incrível como tem dificuldade em cair a partir de certa hora, lá serei o último a descer dos 30ºC...
viso-norte.jpg

O ar fresco a entrar por Oeste e Sudoeste, ele que venha :thumbsup: :
regiao.jpg

Acho que vou abrir tudo cá em casa. Assim como assim tenho 30°C cá dentro. Pode ser que sempre corra um ar...
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,693
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Acho que vou abrir tudo cá em casa. Assim como assim tenho 30°C cá dentro. Pode ser que sempre corra um ar...
Abri tudo precisamente agora.
Está finalmente em queda livre a temperatura, já 29.2ºC, 48%hr.
Tenho 30.4ºC dentro de casa.