Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2025

Para sudeste, também está a ficar interessante, venha de lá essa trovoada da Extremadura espanhola...

IMG_20250812_202117_483.webp

Última edição:
Como ainda ouvi trovões por volta do meio dia, depreendi que fosse essa a causa daquelas ignições em linha.
Sorry.. :)
;) Compreendo. O assunto das ignições dos incêndios é muito sensível, às vezes há quem desvie as atenções das causas humanas, intencionais ou não, e usa a extrema minoria de causa naturais para justificar o grande número de ignições.
Neste caso essa trovoada terá provavelmente produzido algumas, mas não foram todas. Felizmente todos os incêndios resultantes foram resolvidos de forma relativamente rápida.

Para sudeste, também está a ficar interessante, venha de lá essa trovoada da Extremadura espanhola...
Vem de sul da Beira Baixa, atravessou o Tejo internacional.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Trovoada para a zona da Guarda? Pareceu-me ver enquanto abria a janela para resfrescar, mas pelo mapa das descargas do ipma, ainda estão em Espanha, as que vi.
Pareciam-me mais perto.
Deve ter sido esta, a uns 100km.
1000029550.webp

Última edição:
Estou no Larinho, Torre de Moncorvo por estes dias. Trovoada por volta das 15h30, com chuva forte e muitos trovões (principalmente de raios intranuvem) mas o destaque foi para o vento, com rajadas bem fortes. Até um guarda-sol do vizinho voou para o nosso quintal:

Essa trovoada foi pioneira hoje pelo interior norte e centro.

Nasceu em Foz Côa, ganhou muita força ao atravessar o Douro e realmente logo a seguir "explodiu" bem, com todos os "ingredientes" de uma forte trovoada.
Rad-Moncorvo_20250812-1420.webp

Rad-Moncorvo_20250812-1430.webp

DEA-Moncorvo_20250812-142629.webp
DEA-Moncorvo_20250812-143629.webp

NuTGVK5.png

Estou no Larinho, Torre de Moncorvo por estes dias. Trovoada por volta das 15h30, com chuva forte e muitos trovões (principalmente de raios intranuvem) mas o destaque foi para o vento, com rajadas bem fortes. Até um guarda-sol do vizinho voou para o nosso quintal:

Ver anexo 24690
A estação do IPMA, que é perto, registou 5.5 mm. Fico à espera do registo da rajada, que deve ter chegado aos 60 ou 70 km/h.
A célula que passou já a dissipar-se:
Ver anexo 24694

Durante a tarde foram aparecendo mammatus e virga:
Ver anexo 24695

Há pouco, começaram a crescer cúmulos que criaram novas células:
Ver anexo 24696
Também tenho família no Peredo e também notaram a chuva forte e o vento (pouco mas com muitas rajadas). Mas a noite permanece quente, muito quente para as 23h... uma casa registava 30C na zona da horta.

Por Cepões agora levantou-se vento. Se isto pega e se há por aí algum incêndio a começar com a "chuva de meteoritos", a coisa vai ficar feia.