Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2025

Células vindas de sudoeste esbarram na Estrela:

Rad-Estrela_20250813-0425.webp


Rad-Estrela_20250813-0430.webp


As descargas da trovoada distribuiram-se pelas encostas sueste e noroeste, uma delas foi esta fenomenal 214 kA.
@Serrano, ouviste esta?

DEA.Estrela_20250813-043241_214 kA.webp


Estas trovoadas começaram na Lousã e Coimbra, passaram em Arganil e em Avô as descargas foram persistentes.
 
Última edição:
Parque Eólico da Pampilhosa da Serra há coisa de hora e meia que chove com pingas bem grossas e o vento aumentou muito de intensidade, diria rajadas na ordem dos 90km/h. Alguns relâmpagos esporádicos no quadrante Este. 24⁰C.

Dados do IPMA a confirmarem, com rajada máxima de 92,2km/h na estação da Pampilhosa da Serra, Fajão, com 58km/h de média na hora em que o vento aumentou, mantendo-se moderado a forte pelo resto da noite.

No regresso à aldeia, a estrada estava cheia de folhas e galhos caídos devido ao vento.

ynvVKcy.png


edAzMFN.png
 
Em cbranco está a entrar fumo, só pode ser de Piódão / açor.
Ui, se já chega aí o fumo e ainda é uma boa distância, o incêndio na serra do Açor deve estar bem agreste...:(
 
O incêndio está muito feio, brutal mesmo, quase 900 bombeiros. Sim e o fumo já vem espalhado, porque pela foto a coluna de fumo nem está a vir para cá. Mas também não observo outras ocorrências aqui á volta. Já vimos casos na TV, de fumo do Canadá e até de Portugal chegar á Noruega.
 
O incêndio está muito feio, brutal mesmo, quase 900 bombeiros. Sim e o fumo já vem espalhado, porque pela foto a coluna de fumo nem está a vir para cá. Mas também não observo outras ocorrências aqui á volta. Já vimos casos na TV, de fumo do Canadá e até de Portugal chegar á Noruega.

Nessa hora (cerca das 21 utc, segundo a hora do comentário) o vento no continente estava de muitos rumos diferentes conforme a região.
Vê-se que há estações na Beira Baixa em que o vento predominava de noroeste ou oeste, indicando que o fumo provavelmente vinha dos incêndios na cordilheira central, Arganil/Piódão em particular.

Vento_20250813-21.webp
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ambiente quase irrespirável por Viseu City.