Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mais aguaceiro, por agora somente fraco, e sem vento, com pressão em queda nos 997hPa.

Actuais 12.5ºC e 98%HR.
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Boa noite.

Fim de tarde medonha por aqui.

Chuva forte e vento forte. Uma especie de "tornado" causou prejuizos aqui no concelho.
Inundações, telhados que voaram, estradas cortadas, arvores no meio do chão..etc..

http://www.radiocaria.com/noticias/ultima-hora/1022-ultima-hora-tornado-destroi-em-belmonte.html

Bastante curioso este seguimento de acontecimentos :eek:.

Última Hora-Tornado destrói em Belmonte.
Vento forte, muita chuva, que em poucos minutos deixou um rasto de destruição esta tarde de terça-feira, 7 de Dezembro, no concelho de Belmonte. Tudo aponta para que tenha sido um "tornado" que com alguma intensidade afectou as localidades de Carvalhal Formoso e Inguias tendo destruído quase por completo o armazém da empresa Carjol de Carvalhal Formoso, tendo provocado graves danos em três habitações, foram arrancados postes de electricidade e telefones, bem como árvores de grande porte.

Várias estradas ficaram encerradas ao trânsito e conta quem viu que "por mais anos que tenha nunca vi nada assim", afirmavam estas testemunhas no local e que terão assistido à passagem deste fenómeno da natureza.

Este tornado no concelho de Belmonte deixou para trás um rasto de destruição.Na primeira análise dos Bombeiros, António Leitão, o Comandante da Corporação belmontense ficou totalmente surpreendido "não era espectável que um cenário destes pudesse atingir o nosso concelho", afirmou e consciente de que "haverá agora muitas horas e muito trabalho pela frente", sublinhava a observar os destroços que o tornado deixou para trás.

Três habitações afectadas, um armazém desta empresa de manutenção de estradas destruído, máquinas, gradeamentos, portões, dezenas de árvores arrancadas, veículos que sofreram danos, que segundo testemunhas no local "foi tudo levantado pela força deste tornado”.

Esta tarde, para além deste prejuízos no concelho de Belmonte, fica ainda marcada por outras noticias que dão conta da passagem de tornados no centro do país, neste caso os casos mais preocupantes eram dados a conhecer em Tomar e Ferreira do Zêzere.
in http://www.radiocaria.com/noticias/ultima-hora/1022-ultima-hora-tornado-destroi-em-belmonte.html

Chuva e vento danificam duas casas em Belmonte
Duas habitações foram hoje, terça-feira, à tarde danificadas pela chuva e vento intenso em Carvalhal Formoso, Belmonte, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, não há registo de feridos nem desalojados e a intempérie não está relacionada com outra registada a sul, entre Tomar e Sertã.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Belmonte, o mau tempo abateu-se sobre Carvalhal Formoso pelas 16.30 e levou ainda à queda de árvores e vegetação sobre algumas estradas.

A ligação entre Caria e Sabugal chegou mesmo estar cortada, com elementos da corporação "ainda no local", acrescentou à agência Lusa.

Os bombeiros prestaram ainda auxílio em casos de pequenas inundações.

Na Covilhã, chuva muito forte com trovoada entre as 15:00 e as 16:00 inundou diversas ruas, dificultando o trânsito, e impediu a circulação pedonal nalgumas vias mais inclinadas que se transformaram em autênticos rios.

Os bombeiros da cidade foram chamados a acudir a quatro inundações, disse fonte da corporação.
in Jornal de Noticias
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
mais um aguaceiro moderado a forte por aqui, estou sem vento e com uma temperatura de 13.6ºC
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
o vento agora tem aumentando de itensidade estando agora moderado, agora chove tambem moderado, a temperatura subiu para os 14.2ºC
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mas que grande vendaval… A estação, mesmo estando superprotegida mede mais de 50km/h de rajada e 30 de média… E o barulho ao passar nos pinheiros e carvalhos é de pôr medo ao susto…:surprise:

Actuais 13.0ºC e 99%HR.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Mas que grande vendaval… A estação, mesmo estando superprotegida mede mais de 50km/h de rajada e 30 de média… E o barulho ao passar nos pinheiros e carvalhos é de pôr medo ao susto…:surprise:

Actuais 13.0ºC e 99%HR.

Boas, aqui pela zona este de Viseu o vendaval é impressionante com rajadas bem fortes:shocking: