Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

tinha que haver mais :cold::D

A temperatura T850hPa está muito alta, nos 4..5ºC

Quando muito, ocorreria freezing rain, ou então chuva a descongelar. Nunca sleet nem neve.

Aqui também tem estado frio todo o dia abaixo dos 5C. Sei como é frustrante rapar frio, sentir aquele cheiro a neve, mas saber que a precipitar seria chuva. E as temperaturas continuarão a subir, quase de certeza..

A temperatura T850hPa está muito alta, nos 4..5ºC

Quando muito, ocorreria freezing rain, ou então chuva a descongelar. Nunca sleet nem neve.

Aqui também tem estado frio todo o dia abaixo dos 5C. Sei como é frustrante rapar frio, sentir aquele cheiro a neve, mas saber que a precipitar seria chuva. E as temperaturas continuarão a subir, quase de certeza..

Tal e qual...a temperatura em altura está muito elevada, não há hipóteses em principio de cair nada...só no final desta/inicio da próxima semana é que haveria possibilidade de neve a cotas a rondar os 900m, mas em principio nem precipitação haverá...
Resta-nos esperar por 5a que deve acumular alguma neve acima dos 1500m...

ÁGUA-NEVE EM CASTELO BRANCO :viva:... Apesar de serem apenas uns flocos ocasionais com uma precipitação muito fraca :unsure:;)

Vou dar um giro :).

Lamento mas água neve é impossível nas condições actuais... Por vezes nestas situações de algum frio à superfície é possível alguns pingos mais gélidos... Mas no máximo isso. A água neve (ou sleet) nestas condições não se verifica.

Lamento mas água neve é impossível nas condições actuais... Por vezes nestas situações de algum frio à superfície é possível alguns pingos mais gélidos... Mas no máximo isso. A água neve (ou sleet) nestas condições não se verifica.

confirmo o que dizes Vitamos, aqui na Cova da Beira a temperatura ronda os 2ºC e caiu tb uma chuva por vezes gelada mas nada mais, é pena em altura tar quente mas é o que temos :rolleyes:

Madrugada muita fria (-4ºC na estação do IM) e de geada, mas que mesmo nos locais expostos a Norte já derreteu (o que por aqui é sinal evidente da aproximação de chuva e de tempo mais suave).

P.S. - Como já foi dito pelo Serrano, relativamente ao Sarzedo, também na Covilhã, na madrugada de 25, ocorreu queda de neve. Às seis e meia da manhã, os carros tinham neve nos tejadilhos e nos vidros e, um pouco antes das nove, ainda se notava uma micro acumulação em certos telhados e campos. Claro que tudo derreteu passados minutos...

De qualquer forma, já posso dizer que nevou, na Covilhã, na noite de Natal...Foi pena não ter havido mais precipitação, ficámos no limiar de um nevão histórico. Condições destes não se repetem assim tão facilmente, foi pena!

Tb confirmo que nevou no dia 25 juntamente com períodos de neve gelada entre as 4 e 6:30 da madrugada enquanto estávamos pelo madeiro, pena ser coisa pouca em regime de aguaceiro.

Eram flocos meio derretidos e esbranquiçados e a cair lentamente ao sabor do pouco vento que temos, desculpa mas eu sei bem o que vi :) .

Para além disso tenho um poste de iluminação pública mesmo em frente de casa e 1 telheiro na varanda para proteger os olhos do encadeamento da luz do poste.

Tens a certeza que era em Castelo Branco?
É que nem a chover está, para além de estarem 4.9ºC juntamente com os factores que disseram acima, é praticamente impossivel!!

Tens a certeza que era em Castelo Branco?
É que nem a chover está, para além de estarem 4.9ºC juntamente com os factores que disseram acima, é praticamente impossivel!!

Tava na varanda a agarrado ao meu cigarrito, e reparei no para-brisas do carro de um vizinho meu que estava a estacionar, e tinha uns 4 ou 5 pingos bastante espessos, muito para além do normal... cheguei-me atrás na varanda para proteger os olhos do encadeamento e olhei para o poste, e vi alguns flocos meio derretidos a cair...

E sim sou de Castelo Branco, e moro no bairro do Cansado.

Céu nublado por stratocumulus e nimbostratus, vento nulo e pressão em subida nos 1017hPa.

Actuais 6,4ºC e 65%HR.

Extremos até ao momento: -0,7ºC/7,3ºC

Tava na varanda a agarrado ao meu cigarrito, e reparei no para-brisas do carro de um vizinho meu que estava a estacionar, e tinha uns 4 ou 5 pingos bastante espessos, muito para além do normal... cheguei-me atrás na varanda para proteger os olhos do encadeamento e olhei para o poste, e vi alguns flocos meio derretidos a cair...

E sim sou de Castelo Branco, e moro no bairro do Cansado.

Estranho, por aqui chove com 0ºC e nada de neve.

Às 17:00 estava a chover com -1ºC e também nada de neve, nem chuva gelada... :(