Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2013

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Esta manhã a viagem para Miranda estava algo complicada, muitas placas de gelo na auto-estrada, arrefeceu bastante durante a noite.

Tal como o Z13 já referiu, alguma neve nas montanhas aqui a norte.
 


xtremebierzo

Cumulus
Registo
12 Nov 2013
Mensagens
253
Local
Albares de la Ribera (LEON) 702m
Esta manhã a viagem para Miranda estava algo complicada, muitas placas de gelo na auto-estrada, arrefeceu bastante durante a noite.

Tal como o Z13 já referiu, alguma neve nas montanhas aqui a norte.

Aquí a estrada esta manha era una pista de patinaje, pero pareceme moi grave que na autoestrada se produzcan placas de gelo :shocking: que fan os centros de mantenemiento invernal?? unha zona donde os carros circulan a 120Km/h e gravisimo.

Eu tenho a autoestrada A6 e a Nacional 6 o lado da casa, e o mantenemento en inverno e moito bon, con solo para esta pequena zona de mais de 27 limpaneves pa autoestada por exemplo: tramo do porto de manzanal son 25 Km e ten para esa zona 13 limpaneves

Imaxino que no noroeste de Portugal donde se dan geadas con frecuencia e alguna posibilidade de neve, ten que haber varios centros de mantenemiento invernal con limpaneves (Bragança, Braga...) e sobretodo nas estradas nacionais e autoestradas

Saudos ;)
 
  • Gosto
Reactions: Z13

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Aquí a estrada esta manha era una pista de patinaje, pero pareceme moi grave que na autoestrada se produzcan placas de gelo :shocking: que fan os centros de mantenemiento invernal?? unha zona donde os carros circulan a 120Km/h e gravisimo.

Por acaso, ontem, ao início da noite, o limpa-neves espalhou sal nesse troço da auto-estrada, mas como havia muita água na estrada, esta acabou por gelar na mesma em algumas zonas.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Sim congelou :D ontem andei la por cima a noite e acreditem que aquilo não é fácil :D estou a espera que o Sol de hoje faça o seu papel senão tem de se ir ao telhado ;)

:D O clima da serra é sem duvida duro...
Parece que já não descongela hoje, a temperatura já vai descendo e o sol pouco deve ter feito. Vais ter uma tarefa complicada. Por acaso não tenho conhecimento, mas deve existir forma de inibir a congelação sem ter uma fonte de calor. Estava a pensar contactar a davis e perguntar-lhes se existe uma forma simples de contrariar a acção do clima nestes dias. Quando levei a minha estação a passear à serra estive por lá pouco tempo, mas já se notava um fina camada de gelo em volta dela. E já lá vai com -3.6ºc :)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
:D O clima da serra é sem duvida duro...
Parece que já não descongela hoje, a temperatura já vai descendo e o sol pouco deve ter feito. Vais ter uma tarefa complicada. Por acaso não tenho conhecimento, mas deve existir forma de inibir a congelação sem ter uma fonte de calor. Estava a pensar contactar a davis e perguntar-lhes se existe uma forma simples de contrariar a acção do clima nestes dias. Quando levei a minha estação a passear à serra estive por lá pouco tempo, mas já se notava um fina camada de gelo em volta dela. E já lá vai com -3.6ºc :)

Pois já me disseram que esta "atolada" no gelo, têm de ir ao telhado :( se por acaso souberes de alguma forma de contornar essa situação diz ;)

Abraço
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Estava à espera de uma mínima na casa do 1ºc, mas afinal houve frio para ir aos negativos.:cold::cold:

Miníma: -0.2ºc

Entretanto a máxima foi de 10.9ºc.


Nem houve muita geada apesar da temperatura.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Previsões de neve para a zona de Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar,... para a próxima semana?

em montalegre e vila pouca de aguiar, a falar mesmo nas vilas, sim no dia de natal, os outros 2, pelas alturas que têm acho que não, mas eu não conheço a zona, não sei sem falar em termos da vila se no concelho pode nevar ou não, não conheço os picos mais altos desses concelhos
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Imaxino que no noroeste de Portugal donde se dan geadas con frecuencia e alguna posibilidade de neve, ten que haber varios centros de mantenemiento invernal con limpaneves (Bragança, Braga...) e sobretodo nas estradas nacionais e autoestradas

Saudos ;)

Se eu te contasse....!!! :sad:
Aqui em Bragança não temos queixas. Na cidade a câmara espalha sal com frequência, e na auto-estrada as concessionárias também têm esse cuidado, mas o resto da rede viária do distrito fica totalmente negligenciada...:(
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Boas tardes!

Aqui a temperatura a registar 4.5ºC neste momento.

Vindo da apanha da azeitona (muita dela ainda gelada) :D isto gela as mãos eheh
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Aqui por Bragança tivemos um dia de sol com gelo matinal em alguns locais por congelamento água da chuva de ontem, dava para escorregar em alguns sítios:unsure:

Por agora vai refrescando na ESA 2.3ºC por agora.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Aquí a estrada esta manha era una pista de patinaje, pero pareceme moi grave que na autoestrada se produzcan placas de gelo :shocking: que fan os centros de mantenemiento invernal?? unha zona donde os carros circulan a 120Km/h e gravisimo.

Eu tenho a autoestrada A6 e a Nacional 6 o lado da casa, e o mantenemento en inverno e moito bon, con solo para esta pequena zona de mais de 27 limpaneves pa autoestada por exemplo: tramo do porto de manzanal son 25 Km e ten para esa zona 13 limpaneves

Imaxino que no noroeste de Portugal donde se dan geadas con frecuencia e alguna posibilidade de neve, ten que haber varios centros de mantenemiento invernal con limpaneves (Bragança, Braga...) e sobretodo nas estradas nacionais e autoestradas

Saudos ;)

Em Portugal a neve e o gelo são menos frequentes que em Espanha por isso tem havido alguma negligência na prevenção de situações desse tipo, mas à uns anos era bem pior. Em 2010 para todo Portugal havia apenas 19 limpa-neves para todas as estradas nacionais, alguns municípios, corporações de bombeiros e concessionárias de autoestradas também têm veículos para a neve, mas são muito poucos para enfrentar situações criticas. :(

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1468162

Quando ocorrem fortes nevões a cotas médias de 700/800m, o Interior Norte de Portugal tem dificuldade em dar resposta a todas as situações, verificam-se inúmeros cortes de estradas e populações isoladas, por vezes vários dias. :(