Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2013

M

Membro excluído 274

O IPMA acaba de atualizar os avisos meteorológicos em coloca os 2 distritos transmontanos sob aviso amarelo por persistência de valores mínimo de temperatura baixos. Cabe-me realçar as limitações deste sistema de avisos que apenas tem em conta as temperaturas registadas nas duas capitais, negligênciando o demais território, tornando o sistema de avisos inóquo e incipiente.
Exemplo: O aviso amarelo para Vila Real só é emitido quando a capital tem previsão de mínimas entre -2/-3ºC, mesmo que qualquer outra zona do distrito tenha temperaturas bem mais baixas, o aviso não passará disso. Temos tido o exemplo de Chaves nas últimas semanas, apesar de temperaturas que segundo os critérios oficiais dariam um aviso laranja, não teve qualquer aviso uma vez que Vila Real não sofre de inversões térmicas tão intensas tendo temperaturas mais elevadas.
As imagens falam por si... :rolleyes:
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Máxima bem mais fria aqui que em Viseu, com 10.9ºc.

De momento já a descer com 10.5ºc, e muita geada pela manhã.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O IPMA acaba de atualizar os avisos meteorológicos em coloca os 2 distritos transmontanos sob aviso amarelo por persistência de valores mínimo de temperatura baixos. Cabe-me realçar as limitações deste sistema de avisos que apenas tem em conta as temperaturas registadas nas duas capitais, negligênciando o demais território, tornando o sistema de avisos inóquo e incipiente.
Exemplo: O aviso amarelo para Vila Real só é emitido quando a capital tem previsão de mínimas entre -2/-3ºC, mesmo que qualquer outra zona do distrito tenha temperaturas bem mais baixas, o aviso não passará disso. Temos tido o exemplo de Chaves nas últimas semanas, apesar de temperaturas que segundo os critérios oficiais dariam um aviso laranja, não teve qualquer aviso uma vez que Vila Real não sofre de inversões térmicas tão intensas tendo temperaturas mais elevadas.
As imagens falam por si... :rolleyes:


Quanto a isso, acho que os alertas deviam ser emitidos por concelho pelo menos em determinadas situações.
 

xtremebierzo

Cumulus
Registo
12 Nov 2013
Mensagens
253
Local
Albares de la Ribera (LEON) 702m
Boas e frescas tardes! :D

Pela cidade de Chaves às 14h ainda 4.4ºC e de certo que o nevoeiro andará perto, provavelmente estará alto mas já não deve levantar... As redes sociais começam a estar "inundadas" de fotos da beleza do Inverno flaviense! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Esta manhã:

1452171_10200360935665956_1327898947_n.jpg


1460277_10200360936025965_2097444991_n.jpg


1456695_10200360935225945_2061816650_n.jpg


Verín segundo a MateoGalicia foi aos -9ºC esta noite:

safe_image.php


:shocking: Eso e geo o sal??? MEnudo peligro
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Quanto a isso, acho que os alertas deviam ser emitidos por concelho pelo menos em determinadas situações.

O caso de Viseu ainda é mais caricato pois as previsões e avisos são feitos com base na ema do aeródromo, mas se verificarmos a ruema que fica na cidade a temperatura mínima em situações de inversão térmica custa ser inferior em 3 ou mais graus.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O caso de Viseu ainda é mais caricato pois as previsões e avisos são feitos com base na ema do aeródromo, mas se verificarmos a ruema que fica na cidade a temperatura mínima em situações de inversão térmica custa ser inferior em 3 ou mais graus.

Pois, para mim essa previsão é completamente anedótica certas vezes. Eu só constatei isso que referiu na sua publicação este Verão. As temperaturas andavam a chegar aos 40ºc por estes lados e noutros locais do distrito como era visível nas restantes estações do IPMA, contudo só porque a estação do aeródromo tinha temperaturas abaixo de 39ºc(temperatura a
partir da qual se emite alerta laranja) o IPMA insistia num alerta amarelo. Aconteceu várias vezes isto.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
E sem vento isto está a ficar um frio fora e dentro de casa, lá fora já vai em 6.4ºc e na minha sala uns gélidos 11.1ºc, avariou-se o aquecedor é isto que se vê. :cold::cold:
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Por aqui a temperatura a descer rápido, agora com 3.5ºC :cold: e sem sinal de vento.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
O IPMA acaba de atualizar os avisos meteorológicos em coloca os 2 distritos transmontanos sob aviso amarelo por persistência de valores mínimo de temperatura baixos. Cabe-me realçar as limitações deste sistema de avisos que apenas tem em conta as temperaturas registadas nas duas capitais, negligênciando o demais território, tornando o sistema de avisos inóquo e incipiente.
Exemplo: O aviso amarelo para Vila Real só é emitido quando a capital tem previsão de mínimas entre -2/-3ºC, mesmo que qualquer outra zona do distrito tenha temperaturas bem mais baixas, o aviso não passará disso. Temos tido o exemplo de Chaves nas últimas semanas, apesar de temperaturas que segundo os critérios oficiais dariam um aviso laranja, não teve qualquer aviso uma vez que Vila Real não sofre de inversões térmicas tão intensas tendo temperaturas mais elevadas.
As imagens falam por si... :rolleyes:

O sistema de avisos poderia ser como já ocorre na RA da Madeira em que a ilha está dividida em Costa Norte, Costa sul e Zonas montanhosas, para o caso de Trás-os-Montes poderia-se dividir a região em Terra Fria, Terra Quente, Barroso, Vale do Douro Vale do Tâmega etc...
 
M

Membro excluído 274

Exactamente MSantos! Já discutimos esse assunto aqui várias vezes... Quando se assistiu à alteração na RAM pensei que o exemplo seria alargado ao Continente para evitar este sistema de avisos que é um autêntico disparate, nos inqueritos do antigo IM tudo isso foi exposto por mim e vários outros membros deste forum, mails para o IM / IPMA? Imensos... Nem vale a pena perder mais tempo... Em termos de vigilância meteorológica o IPMA tem um longo caminho a percorrer.

Não deixa de ser caricato, Chaves acorda há semanas gelada mas para os senhores do IPMA é como se não existisse! Falo do exemplo que melhor conheço, há tantos por esse país fora, Mirandela, Mirando do Douro, Covilhã.....

Mais uma imagem que ilustra Chaves nestas últimas semanas:

1469915_560675477358467_1785804766_n.jpg


Data: 03/12/2013 Foto: Dinis Ponteira

AVISO: VERDE
:lmao:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas noites.

Por Viseu, o dia esteve bastante simpático, com muito sol, vento fraco e ambiente primaveril. Contudo, já bem que caía uma chuvinha, isto está mesmo a ficar sequinho.
O que vai safando ainda é a geada/orvalho, e os aguaeiros cá da zona que ainda não secaram...

Atual 5,7ºC, com mínima de 0,7ºC e formação de geada.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O caso de Viseu ainda é mais caricato pois as previsões e avisos são feitos com base na ema do aeródromo, mas se verificarmos a ruema que fica na cidade a temperatura mínima em situações de inversão térmica custa ser inferior em 3 ou mais graus.

É verdade sim. Eu estão, que estou numa zona de menos altitude, relativamente perto de algumas ribeiras, noto que a temperatura mínima cá chega a estar 2 a 3ºC abaixo da previsão, e até bem mais quando se fala ao que relamente se verificou.

Já há uns anos tinha falado sobre isso. De facto, a EMA do Aeródromo não representa nada a cidade, e tão pouco o concelho. E agora que acho que a minha estação está a dar as últimas, nem sei por que dados me hei de guiar... :sad: