Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2021

Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Mensagens
3,218
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
Bom dia, a caminho do trabalho em Oliveira do Hospital, 11°C, muito nevoeiro e chuva miúda
5f1da6d449d608fa6acb34175c754dfc.jpg


Enviado do meu Mi A2 Lite através do Tapatalk
 


Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
12.6ºC, 6.9mm acumulados.

Apareceu mais uma estação no concelho de Viseu na rede wunderground, em Abraveses, já vai em 10(Couto de Cima que não aparece no mapa tem estado offline)
Precipitação em cm, no dia de hoje:
preci.jpg


Mais a Oeste, no Caramulo, São João do Monte segue quase nos 22mm e Nespereira, Oliveira de Frades nos 15mm.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Resumo de Novembro, especial incidência sobre o distrito de Viseu, mas tem outras localidades do país:
Ordem decrescente de temperatura média mensal:
novembro-2021.jpg


As inversões brutais daquele vale nos arredores de Pinhel a não daram hipóteses à concorrência!
A precipitação de Pinhel está errada, aqueles 147mm são o valor do mês passado.

Mês fresco e seco em Viseu(cidade), tendo em conta a média, apenas as máximas ficaram acima da média, as mínimas ficaram quase 2°C abaixo da média.

Média de Novembro(71-00)para Viseu(cidade)
15°C/10.3°C/5.3°C
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já não tinha um dia com valores tão elevados desde 1 de novembro.

Extremos de hoje: 7,6ºC / 13,0ºC

Apesar dos valores elevados, a sensação térmica manteve-se baixa todo o dia, como consequência da intensidade do vento.

Por agora um céu quase sem nuvens, 9,2ºC e vento fraco de oeste.

Esta tarde.
IMG_8157.JPG
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas!
Por aqui 9,6ºC.

A tarde foi solarenga.

Aproveito para informar que instalei hoje a minha estação meteorológica:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISTO1

Bem, mais uma estação na zona, vou acompanhar com atenção!

Obrigado @jotackosta por teres colocado a tua estação online. :thumbsup:
Fiz uma pesquisa no Google Earth e reparei que estás(?) numa zona meio-florestal, não tens cursos de água ao pé de ti, nem estás num vale, mas, apresentas a esta hora uma boa inversão térmica, sendo a estação meteorológica amadora num raio de 30Km de Viseu que apresenta o valor de temperatura do ar mais baixa neste momento.
Podes dizer-nos que tipo de estação meteorológica tu tens?
Obrigado.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Não me surpreende que seja a mais fria num raio de 30km, as zonas a Nordeste são mesmo as mais fria dos arredores de Viseu.
E não sendo num vale propriamente dito, tem um ribeirito lá não muito longe e alguns pequenos montes de maior altitude a rodearem a zona.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não me surpreende que seja a mais fria num raio de 30km, as zonas a Nordeste são mesmo as mais fria dos arredores de Viseu.
E não sendo num vale propriamente dito, tem um ribeirito lá não muito longe e alguns pequenos montes de maior altitude a rodearem a zona.
Eu pesquisei no Google Earth e não consegui ver nada disso... :huh:
Mas, como não conheço a zona, e os softwares são falíveis, acredito no que me estás a dizer. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Destaque para o vento que se tem feito sentir hoje. Várias estações a registarem vento médio superior a 50km/h em algumas horas do dia.
Apesar dos elevados valores de temperatura, a sensação térmica não passou dos 4ºC / 5ºC, principalmente da parte da manhã.

Extremos de hoje: 5,9ºC / 9,7ºC

Por agora 8,3ºC, com vento de oeste e uma sensação térmica de 5,7ºC.

Pelas previsões, estes dias mais primaveris devem continuar até meados do mês, pelo menos,
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Destaque para o vento que se tem feito sentir hoje. Várias estações a registarem vento médio superior a 50km/h em algumas horas do dia.
Apesar dos elevados valores de temperatura, a sensação térmica não passou dos 4ºC / 5ºC, principalmente da parte da manhã.

Extremos de hoje: 5,9ºC / 9,7ºC

Por agora 8,3ºC, com vento de oeste e uma sensação térmica de 5,7ºC.

Pelas previsões, estes dias mais primaveris devem continuar até meados do mês, pelo menos,
Sim, de facto as temperaturas até não são nada agrestes (tirando quarta-feira) para os próximos dias:

Lk2iSYl.png


Quanto às previsões de precipitação deverá rondar os 20 a 40 mm, nos próximos 10 dias para Bragança:
ECM vs. GFS

8MJSXTu.png
iH1qu1G.png
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Eu pesquisei no Google Earth e não consegui ver nada disso... :huh:
Mas, como não conheço a zona, e os softwares são falíveis, acredito no que me estás a dizer. :)
A estação é no círculo a preto, não são grandes cursos de água, nem grandes montes, mas já é o suficiente para ser uma zona de geada fácil em noites de inversão, tenho essa ideia.
pedrosas.jpg