Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Por aqui o nevoeiro durou até à hora de almoço. A tarde foi agradável, com sol, tendo a máxima chegado aos 10,7ºC.
Nesta altura vai arrefecendo bem, com a temperatura já nos -1,2ºC, com formação de geada. Há pouco, numa volta por algumas aldeias do concelho, o termómetro do carro já marcava -3ºC nalgumas zonas de vale e junto a ribeiras.

Partilho algumas fotos tiradas a meio da tarde a partir do Cabeço de São Cornélio (freguesia de Sortelha, a ~1000 metros de altitude).

Direção: Penamacor

Direção: Guarda

Direção: Covilhã/Serra da Estrela

Última edição:

Acho que exagerei um bocado :D o nevoeiro não me deixou ter um panorama mais geral. Em algumas zonas quase parece neve, noutras parece uma simples geada.

aLN05vE.jpg

5Sh9KHX.jpg

LL64UuG.jpg

ueBDv1t.jpg

Temperatura sempre entre os -2ºC e -2,5ºC.

A esta hora, a temperatura na zona baixa da Covilhã ronda os 5,5 a 6 C e a geada e o gelo mantêm-se nos campos e passeios virados a norte. A novidade desta manhã acabou por ser o nevoeiro nas zonas baixas que se manteve até pouco depois das 10. A esta hora mantém-se na zona do Fundão.
IMG_20231226_114524_916.webp

Acho que exagerei um bocado :D o nevoeiro não me deixou ter um panorama mais geral. Em algumas zonas quase parece neve, noutras parece uma simples geada.

aLN05vE.jpg

5Sh9KHX.jpg

LL64UuG.jpg

ueBDv1t.jpg

Temperatura sempre entre os -2ºC e -2,5ºC.
Também passei pela mesma rua.
Ver anexo 8926

Dá para ver a acumulação dos pequenos cristais de neve nas várias superfícies.
Ver anexo 8927Ver anexo 8928Ver anexo 8929Ver anexo 8930

Ainda -1,1ºC no meu sensor.

Extremos de ontem -1,8ºC / 0,6ºC

Lindo!!
Que inveja :cold::cold:, por aqui (Vila do Conde) é uma pasmaceira, aproveitem enquanto dura e vão partilhando fotos que são um regalo para a vista.

Boa tarde,

Em Azinhoso mais um dia gelado, mínima de -2.4ºc :cold:

A esta hora apenas 0.6ºc, vento fraco e nevoeiro alto.

Também ocorreu sincelo, mas foi mais fraco e não generalizado na paisagem como em dias anteriores.

Há pouco tempo, algumas superfícies ainda estavam assim:

g2ANui2.png

giMj7na.png

6EATBrC.png

D6L43IS.png

jA4Om9s.png

F5SbDWZ.png

Última edição:
Vós que resideis no interior ou vão lá, tem deixado o pessoal completamente de rastos com os vossos registos fotográficos e meteorológicos. Eu nunca presenciei um dia inteiro com temperaturas negativas deve ser extremamente desagradável, mas gostava de ver in loco o sincelo.
Muito obrigado a todos pelas vossas partilhas. :thumbsup:

Vós que resideis no interior ou vão lá, tem deixado o pessoal completamente de rastos com os vossos registos fotográficos e meteorológicos. Eu nunca presenciei um dia inteiro com temperaturas negativas deve ser extremamente desagradável, mas gostava de ver in loco o sincelo.
Muito obrigado a todos pelas vossas partilhas. :thumbsup:
Por aqui hoje a temperatura mal ultrapassou os 5ºC, só posso imaginar o que é passar o dia todo com temperaturas negativas.

@Dan como é possível a formação de neve sem precipitação? É a água do nevoeiro que cristaliza em flocos?

Por aqui hoje a temperatura mal ultrapassou os 5ºC, só posso imaginar o que é passar o dia todo com temperaturas negativas.

@Dan como é possível a formação de neve sem precipitação? É a água do nevoeiro que cristaliza em flocos?

A precipitação é do stratus de nevoeiro. É algo semelhante ao chuvisco que ocorre do nevoeiro ou de um stratus de nuvens baixas, mas neste caso, a precipitação é de pequenos cristais de neve.

Um artigo sobre a ocorrência de neve numa situação semelhante, no inverno de 2009, no Reino Unido.

Por agora -0,6ºC e nevoeiro.

Extremos de hoje: -1,5ºC / 0,1ºC

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.