Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Há que ter em atenção a distância ao solo (com vegetação rasteira). Pelo menos 1,5m.
Junto ao solo/superfícies, em dias de geada, a temperatura é significativamente mais baixa.

Em Várzea da Serra, a mínima foi de 1,5ºC. (A estação está no telhado e no cimo de vila).
Por agora 8,3ºC.
0,2mm.
O termómetro (Lidl ) está preso numa árvore à altura da minha cabeça (1,5 m) tenho 1,70.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Valores de pressão atmosférica superiores a 1040hpa no Interior Norte durante a manhã.
Chaves chegou aos 1042hpa horários.
FyLzavx.png

Em Azinhoso máxima de 10.9ºc.

Neste momento a arrefecer bem com 5.6ºc, vento fraco ou nulo ( os fumos das lareiras sobem praticamente na vertical ) e 81%HR.

Mais uma madrugada de geada a caminho, provavelmente também algum nevoeiro e sincelo nas zonas habituais perto da barragem/ribeira. :cold:

Bom dia,

Em Azinhoso hoje a geada ( e até algum sincelo ) foi mais forte, mínima de 0.1ºc.

Certas zonas mais abrigadas estiveram certamente nos negativos. :cold:

Neste momento muito sol e 3.8ºc , vento nulo.

Fotos de hoje de manhã ( pela fresca :D ) algumas em condições de bruma/neblina muito intensas:

uLPEryb.png

As poças que se vêm ao fundo estavam completamente congeladas.

Sincelo nas árvores, ambiente de bruma ( eventualmente terá ocorrido algum nevoeiro nesta zona durante a madrugada).

XBPF91u.png

Muita neblina no ambiente:

DAd29qH.png

Y5QozSM.png

m24ebP3.jpg

mCrBsSy.png

Junto à barragem de Bastelos pairava algum nevoeiro:

KZhe2P4.png

Já há gelo grosso e duro formado nas poças de água:

7Zv1ZhO.png
A última faz-me lembrar um mega seashell de chocolate — espalmado — da Guylian :D
E não há cá disso em casa hoje, o que é um problema! :lol:

Mudando de assunto, conheces o monóptero de São Gonçalo? Fica aí perto de Azinhoso e ando há uns tempos para o ir visitar. Deve dar umas fotos bem bonitas numa manhã de nevoeiro/sincelo. Fica a sugestão, se não tiveres nada mais interessante para fazer :D

Bom dia,

Em Azinhoso mínima mais alta com 1.4ºc.

Agora 2.9ºc, vento fraco de NE, céu limpo.

Menos geada que ontem, só mesmo em zonas abrigadas e perto da ribeira ainda tem alguma expressividade, mas bastante menos, hoje já não ocorreu a neblina/nevoeiro/sincelo de ontem:

NmV5mPG.png

Mudando de assunto, conheces o monóptero de São Gonçalo? Fica aí perto de Azinhoso e ando há uns tempos para o ir visitar. Deve dar umas fotos bem bonitas numa manhã de nevoeiro/sincelo. Fica a sugestão, se não tiveres nada mais interessante para fazer :D

Sim conheço, o acesso de carro é praticamente impossível, só mesmo com um jipe.

Contudo, para ir ao monóptero, saindo daqui de Azinhoso e a pé, são uns 4.5 Km, fazem-se pelos trilhos dos caminheiros bem sinalizados ( tem setas a indicar).

Quando vou para a zona da ribeira/ponte fazer fotos da geada, se andasse mais uns 2.5 Km ia ter ao monóptero (é o mesmo caminho que passa por lá).

Estou à espera de uma boa oportunidade de sincelo/geadas para ir lá fotografar, isto porque são quase uns 4.5 km para lá e outros tantos para cá (a pé) :D

Quando nevou muito em Fevereiro/2023, lembrei-me de ir, mas acabei por ficar aqui pela Aldeia, os caminhos estavam cheios de neve e quase 9 km a pé ( ir e vir) com tanta neve acumulada era complicado :D

Não tenho dúvidas que, com toda a envolvência do local e o próprio monóptero, dará umas boas fotos com sincelos/neve.

Última edição:
6.7ºC, 83%hr, vento fraco, céu limpo.
Vento moderado durante a noite, só acalmou por volta das 6h, levando a mínima aos 5.4ºC, rondou os 8ºC a noite quase toda.

Nuvens baixas e algum nevoeiro vindo de NE agora em Azinhoso, a temperatura que já estava em subida desceu para os 4.1°c actuais.

Agora com nevoeiro em Azinhoso, temperatura desceu para 3.3°c. :cold:

Um dia que começou com sol, ficou frio e com um nevoeiro gelado vindo de NE. :cold:

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.