Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Semelhante a ontem, mas um pouco mais frio. Para além do gelo transparente, tivemos também direito a um pouco de nevisco.

Mínimas mais frias do concelho de Viseu
Soutulho(auriol): -7.4°C
Couto de Cima(weathercloud): -6°C
Vilar de Ordem, Povolide( no ciminho da encosta sobre o rio Sátão, imagino no vale):-4°C
Travassós de Orgens: -3.5°C

No Soutulho, temperatura praticamente no solo à esquerda e a 1.6m à direita.
20231218_083316.jpg

IMG-1155.jpg

IMG-1154.jpg

IMG-1156.jpg

Mínima de -0.4°C :D na minha estação.

Última edição:
5.8ºC, 73%hr, céu limpo.
Hoje acredito num ice day(máxima abaixo de 0.0ºC), ali naquela zona do distrito da Guarda perto da fronteira com o distrito de Viseu, ou em Trancoso.
kkkk.jpg

Última edição:
Em Azinhoso seguimos nos negativos a esta hora com -1.8ºc e nevoeiro, mas não tão denso como de manhã cedo, mesmo assim não deixa ver a paisagem em volta.

Caiem uns micro cristais de gelo neste momento, que só olhando com atenção se percebem.

O gelo, bem solidificado, mantêm-se nas poças de água :cold:

Ud173ZA.png

Última edição:
Não, Bertelhe é mais fria.
Couto de Cima está em -6.0°C.

Acho que o top4 de locais do concelho de Viseu com mínima anual mais baixa são nas proximidades das seguintes aldeias(rios):
Bertelhe(Vouga)
Soutulho(Pavia)
Remonde(Sátão)
Mosteirinho(Asnes)

Couto de Cima também é na margem do Asnes, mas não tão fria.
Antes das 9h vou ao Soutulho que deixei lá um auriol, já se compara com Couto de Cima, o ranking está sujeito a alterações :D
Vou esconder este post da minha mulher...
Pena Bertelhe não ter mais altitude...

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Mínimas mais frias do concelho de Viseu
Soutulho(auriol): -7.4°C
Couto de Cima(weathercloud): -6°C
Vilar de Ordem, Povolide( no ciminho da encosta sobre o rio Sátão, imagino no vale):-4°C
Travassós de Orgens: -3.5°C

No Soutulho, temperatura praticamente no solo à esquerda e a 1.6m à direita.
Ver anexo 8790
IMG-1155.jpg

IMG-1154.jpg

IMG-1156.jpg

Mínima de -0.4°C :D na minha estação.
A que horas foi a fotografia do auriol?

Estes valores são bem medidos? Parecem temperaturas da Europa Central...

São bem medidos com certeza, e Várzea da Serra mantém o frio durante o dia(seja Verão, Inverno, anticiclone, temporal) há umas semanas atrás tive de ir a Lamego ao início da tarde e fui por nacionais, saí de Viseu com 13ºC, Vila Nova de Paiva já ia em 9ºC, Porto da Nave 8ºC, fiz desvio por Várzea da Serra e estavam 7ºC, depois foi subindo até aos 11ºC à chegada a Lamego.
Em Portugal não há-de haver muitos locais habitados com temperatura média anual mais baixa.
Vou esconder este post da minha mulher...
Pena Bertelhe não ter mais altitude...

Atenção que Bertelhe em si só deve ter ido a -5/-6ºC, agora na estrada para Várzea de Calde, na zona da ponte ou do paintball deve ter ido abaixo dos -8ºC.
A que horas foi a fotografia do auriol?

Foi por volta das 8h40, a temperatura era de -4.6ºC quando lá cheguei, os -7.4ºC foram a mínima nocturna.

Última edição:
Estes valores são bem medidos? Parecem temperaturas da Europa Central...

A estação está a 950m de altitude, instalada no telhado da junta de freguesia, numa localidade que tem fortes inversões térmicas.
Acredita que no fundo de vila, a 900m de altitude as mínimas são ainda mais baixas. A geada faz-se presente em praticamente todos os meses do ano.

0,4ºC de momento.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.