Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2025

Por aqui chuva está a passar a neve, 2,4ºC por agora.

Há uns anos, precisamente numa situação destas, tive o privilégio de começar a ver a neve a um sábado ao início da tarde mesmo junto à estação das Penhas Douradas, desci para Manteigas a nevar, passei lá a noite, acordei e vi da janela um belo manto de neve acima dos 1000 mts de altitude no Vale Glaciário; logo que abriu a estrada, 10h, subi ao Covão da Ametade, deliciei-me com a família - os 2 miúdos fizeram um boneco de neve de generosas proporções e em seguida fui até ás Penhas da Saúde onde deslizamos na neve antes e depois do almoço, 2 a 3 horas de cansaço que não custou nadinha...
Sem vento, céu praticamente limpo, boa camada de neve. Mesmo reabrindo a estrada para a Torre às 15h optei por ficar a passear ali mesmo, estava FANTÁSTICO!
Só perto das 17h é que subi à Torre, não parei de forma alguma, muito trânsito, vento forte a muito forte e nevoeiro intenso. Foi a melhor opção que tive...Ainda parei no Sabugueiro para desanuviar mais um pouco.

Nestas entradas de O\NO, a zona de Manteigas\Penhas da Saúde está mais protegida, é a melhor opção para passar umas belas horas...
Completamente de acordo. Tive a mesma experiência o ano passado. Não sei qual é a loucura que o pessoal tem para subir a torre quando pode fazer o mesmo, com muito menos vento e temperatura mais alta nas Penhas da Saúde. Por acaso vou embora na Terça e as estradas devem abrir depois disso pois há muito gelo para limpar mas mesmo que abrissem amanhã, não iria subir. Estar lá em cima, com ventos de 50km/h e -8° é só impossível

Vila Real chove que se farta. Mas flocos de neve? Ainda não vi nenhum, e estou aos 500 metros. Há sítios do norte onde caem flocos a 250 metros de altitude

Por aqui começa a cair água-neve, 2.2°C.
A máxima de ontem foi de 5.8°C.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm
2°C e agora nem água-neve:facepalm:
Chuvinha só.

• Gosto
Reactions: RStorm
1h da manhã, chove bem em Vila Real com pequenos vestígios de gelo a acompanhar alguns dos pingos mais grossos de chuva. Temperatura nos 3°C

• Gosto
Reactions: Gilmet