Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2025

Para além da geada e do gelo, muito pipkrake também.
DSCN8423.webp
DSCN8455.webp

IMG_9424.webp
IMG_9433.webp
IMG_9437.webp

A noite segue fria já, 4.6ºC.
Extremos do dia: 9.6ºC/0.5ºC.

Pelos loggers.
Peva(junto ao rio Paiva) e Porto da Nave(junto à Quinta dos Caetanos), ambos no concelho de Moimenta da Beira, seguem em -4.7ºC. :cold:
-4.4ºC em Ferreira de Aves e -4.2ºC em Várzea da Serra.

Mesmo aqui coladinho a Viseu apanhei 0.1ºC com o MeteoTracker pouco depois das 18h.
Pelo concelho, -3.6ºC na zona norte do mesmo, perto do rio Vouga e de Bertelhe e -2ºC na zona oeste, em Couto de Cima.
couto-de-cima.jpg

Serra da Estrela, do ar

Serra do Montemuro, de Pendilhe, ainda com neve hoje ao fim da tarde

Última edição:
Uma enorme variedade de grandes valores como sempre pelo concelho do Sabugal nestas noites.
Entre Aldeia da Ponte e Forcalhos desceu aos -8.6ºC, há por lá um datalogger remoto de um colega de projecto
aldponte.jpg
Esses dados da Aldeia da Ponte estão disponíveis online?
Até há pouco tempo havia uma estação na estrada dos Forcalhos para a Aldeia da Ponte no Wunderground, mas desapareceu...

Mais uma noite fria por aqui. Nesta altura estão -3,0ºC e 98% de humidade relativa.

Boa noite. Por aqui, a temperatura que a minha estação marca tem custado a descer. Tem estado fixa há algumas horas entre os 3°C e os 4°C. Como eu gosto de recordes de temperatura (sobretudo mínimas), acho que ainda não será esta noite que vai registar uma boa descida...

Noite menos fria por cá , mínima de 3.1ºC.
Também se refletiu nas estações amadoras do concelho, Couto de Cima ficou-se pelos -4.5ºC.

No norte do distrito Bigorne foi a -5.4ºC, a mais fria das estações amadoras.
Cotelo desceu a -10.1ºC e Bustelo a -8.9ºC, os meus dataloggers mais frios da noite.

Bom dia,

Mais uma noite fria com geada em Azinhoso, a mínima hoje foi mais alta com -1.8ºc.

Agora céu encoberto por nuvens baixas vindas de leste que tapam os cimos dos montes e levantou-se um vento gelado de E.

Sigo com 1.0ºc, vento fraco a moderado de E mas com sensação térmica muito baixa.:cold:

Entretanto o IPMA fala em nevoeiros persistentes no NE Transmontano e Beira Alta para segunda e terça-feira, com possibilidade de sincelo (a previsão foi atualizada ontem).

Esta manhã a geada ocorreu sobretudo nas zonas mais baixas e abrigadas, perto dos caminhos que levam à barragem.

wuNrWdq.png

DJoQzi5.png

Última edição:
Bom dia,

Como eu previa, a noite não foi tão fria como a anterior e a mínima na minha estação foi de apenas 1.8°C, depois de durante toda a noite a temperatura ter estado num sobe e desce constante.