Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2010

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Aqui também está a subir um pouco mas é normal devido ao sector quente que agora esta a entrar mas a partida todos sabemos que este tipo de entrada não é muito favorável a essa vertente da serra mas vamos ter esperança ;)


Mas ainda é possivel baixar?
Não percebo porque o ano passado foi tão produtivo em termos de neve? Será que todas as entradas que tivemos foram de N-S?
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Algumas fotos da caminhada que eu e o veterano fizemos na Sanábria hoje.

Neve, muita neve :)
image00004g.jpg


Peña Trevinca
image00003n.jpg


O vale do rio Tera com a Peña Trevinca ao fundo (por onde andamos em Abril :D)
image00001j.jpg

Espectacular Dan! Isso sim é um manto branco!!! :w00t: :surprise:. A que cotas andaram e que temperaturas registaram?

Obrigado pela fotos! :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ups! Tens razão já corrigi;)

Por agora 0.3ºC... À espera da neve:rolleyes:

É hoje MSantos é hoje! ;) :thumbsup:

Aliás toda a restante semana apresenta muitos e bons momentos para que o branco meteoro vos visite com regularidade! ;)

Não se esqueçam dos doentes :wacko: da neve do resto do país e vão postando umas imagens! :D
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Mas ainda é possivel baixar?
Não percebo porque o ano passado foi tão produtivo em termos de neve? Será que todas as entradas que tivemos foram de N-S?

Também tenho andado a tentar perceber essa situação. Pelo que me tenho apercebido parece-me que este ano as depressões têm vindo mais de SW, em que o ar é mais quente, e o ano passado vinham mais de NW com pós-frontais que traziam frio, por vezes de neve/granizo. Se tiver enganado corrijam-me.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Também tenho andado a tentar perceber essa situação. Pelo que me tenho apercebido parece-me que este ano as depressões têm vindo mais de SW, em que o ar é mais quente, e o ano passado vinham mais de NW com pós-frontais que traziam frio, por vezes de neve/granizo. Se tiver enganado corrijam-me.

Sim, penso que isso esteja certo!

O ano passado houve muitas entradas de NW frias. Daquelas que nunca dão cotas muito baixas, mas dão cotas médias, e a atmosfera vem fria no seu todo, sem grandes inversões, e "complicações".
Estas situações mais "complicadas" de inversões, ar frio "preso" em terra, etc, têm sido recorrentes este ano, trocando as voltas às contas das cotas! :D

E é realmente curioso o impacto do efeito de Fohen em entradas com componente E/SE ali na zona de Loriga!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Espectacular Dan! Isso sim é um manto branco!!! :w00t: :surprise:. A que cotas andaram e que temperaturas registaram?

Obrigado pela fotos! :thumbsup:

Andamos entre os 1700m e 2020m. Apanhamos valores de temperatura relativamente baixos e até bastante vento no topo. O termómetro do carro do veterano registou -4,5ºC no parque de estacionamento a cerca de 1700m, mas nós passamos os 2000m.
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Por Viseu o céu apresenta-se muito nublado...
Temperatura de 1.9ºC.
Vento fraco a moderado, que em muito aumenta a sensação de frio!

A precipitação deve chegar cá por volta da uma da manhã...
Vamos aguardar...
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Aqui pelas penhas douradas seco, seco :(
E pelo radar até chateia, parece que a precipitação fica a sul de Castelo Branco :lmao:

Penso que mais uma vez os ecos do radar estão a sugerir precipitação que não é.

radare.jpg


Por este mapa de radar, já teríamos precipitação reportada pelos membros de Cernache do Bonjardim e de Castelo Branco. o que ainda não aconteceu.