Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2010

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite
Aproveitei o dia de férias para ir até à Serra da Estrela, não foi preciso subir muito para ver os primeiros flocos de neve, a certa altura tive que desistir da subida, pois nevava com grande intensidade, e a visibilidade era reduzida.
Foi a segunda vez que vi nevar:D:hehe:, maravilhoso, não há palavras para descrever.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Caiu um aguaceiro de neve por aqui durante esta madrugada não sei bem a que hora. Só sei que o capot do carro tem alguma neve por cima, deve ter sido uma nuvem passageira. Neste momento céu nublado com abertas e temperatura de 1,6ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por cá não choveu durante a noite, ou se choveu foi sem acumulação nem no pluviómetro nem no chão.Tºmáx de 8.3ºC, tºMín de -0.6ºC, hr máx de 98%, hr mín de 53% e rajada máx de 9.4km/h:lol:.

Neste momento, o céu está com abertas, neblina e o disco solar bem definido entre a neblina .

Actuais 2.8ºC e 99%HR.

Mínima de 1.0ºC
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Bom dia.
Antes de me deitar ontem verifiquei que no meteoblue previa durante a madrugada alguma neve para esta zona. E até caíram aguaceiros de neve, havendo um pouco de acumulação acima de 900m.
No meu telhado ainda se nota um pouco de neve que caiu. Ficam alguns registos.






ver mais fotos:

http://loriganet.blogspot.com/2010/02/frio-em-loriga-com-neve-cair.html
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pessoal aí do interior Norte e Centro perto dos sistemas montanhosos mais altos :p

Eu suspeito que seja provável as cotas previstas para estas próximas frentes, em particular nos momentos de chuva mais intensa e maior humidade, já com bastante ar "quente", estejam estimadas por baixo na previsão, ou seja que na verdade a cota de neve real seja mais elevada. Isto dados os perfis e temperaturas esperados, aliados à elevada HR.

Por isso quem por aí registar relatos/observações de onde andam as cotas por essas zonas, para poder comparar com as previsões, e assim aproveitar o evento para ajustar as previsões de cotas, é bastante útil!
:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Pessoal aí do interior Norte e Centro perto dos sistemas montanhosos mais altos :p

Eu suspeito que seja provável as cotas previstas para estas próximas frentes, em particular nos momentos de chuva mais intensa e maior humidade, já com bastante ar "quente", estejam estimadas por baixo na previsão, ou seja que na verdade a cota de neve real seja mais elevada. Isto dados os perfis e temperaturas esperados, aliados à elevada HR.

Por isso quem por aí registar relatos/observações de onde andam as cotas por essas zonas, para poder comparar com as previsões, e assim aproveitar o evento para ajustar as previsões de cotas, é bastante útil!
:thumbsup:

sim rozzo ainda agora estive a ver o perfil vertical aqui para a minha zona e vendo as cotas do gfs penso com a entrada da frente as cota neve deverá ser acima dos 1200m/1300m valores que se aproxima com o que o gfs do meteopt refere embora claro existe sempre factores locais que podem diminuir a cota momentaneamente ;) neste momento a cota de neve andará pelos 1200m ou mais... tenho 6.7ºc
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Também nevou no Sarzedo durante a noite, originando uma micro acumulação que durou até ao início da manhã. A mínima ficou-se pelos 0 graus, registando-se actualmente uns simpáticos 7ºC, que derretem as perspectivas de neve para a próxima noite, mas vamos esperar...
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Bem este tópico tá complicado de abrir hoje.

Amigo Pedro, não leves a mal, atenção!!!;), para a próxima reduz as fotos no Paint ou assim para ficarem mais leves e mais pequenas, mesmo que percam um pouco de qualidade, mas a mensagem passa na mesma.


---------------

Por aqui por vezes já vão caindo uns pingos, vento moderado de SE.

Temperatura nos 8.7ºC.


Mínima de 1.6ºC.

Esta madrugada ainda choveu fraco com a temperatura a rondar os 2ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por cá chuva ainda não, mas já regressou o vento moderado de Sul/Este.

Actuais 8.3ºC e 59%HR.:D