Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2011



Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Já há algum tempo levantei esta questão no fórum e sempre que ocorre uma entrada com precipitação surgem "dúvidas" em relação ao "Porque é que aqui não neva?" quando se refere a cidades próximas...nomeadamente junto da Serra da Estrela...

Talvez não seja o local mais apropriado, mas já muitas vezes pensei nisso e aqui lanço a minha "teoria":

a) Há que distinguir primeiro que existem três principais entradas diferente que possibilitam queda de neve...NE;SO e NO

b) Nas entradas de NE, normalmente com humidade relativa mais baixa, mas não tão ricas em precipitação temos condições que são ideais para a queda de neve...humidade baixa e isos a 850hPa bem negativas...no entanto fracas em precipitação...temos normalmente cotas baixas mas algumas vezes só se vislumbram uns flocos...
Nestes casos a encosta Norte da Serra da Estrela é mais beneficiada, Seia e Gouveia principalmente, mas a cidade da Guarda devido a localizar-se no extremo E acaba por nunca ser prejudicada..

c) Entradas de SO, humidade mais alta que as de NE mas inferiores às de NO, precipitação razoável, mas isos não tão baixas...!Nestas condições é a encosta Sul que está bem mais localizada, Covilhã e Belmonte e Guarda bem posicionada sempre...

d) Entradas de NO, humidade relativa alta, precipitação elevada e isos intermédias! Nestas condições é a encosta Sul que está novamente em vantagem...

Assim sendo parece-me óbvio que a escosta Sul tem "matematicamente" mais hipóteses de ter bons nevões que a norte, já que as entradas de NE ,pelas quais a maioria ansiamos pelas temperaturas negativas, são bem mais raras que as de NO...quase frequentes no nosso Inverno Português...

Não devemos esquecer ainda na minha opinião uma localidade especial, Manteigas, que fica encaixada no meio da Estrela e como tal tem um comportamento diferente...


Eu acho que tem faltado é o frio que nos ultimos anos quando de maior precipitação ou é varrido rápidamente pelas entradas de SO ou as de NO não trazem frio suficiente ou quando traz á o efeito fohen na encosta sul, penso que para não termos efeito fohen teriamos que ter isos a 850hpa de -4 para baixo.
Esencialmente penso que é o frio que tem faltado, lembro-me nas década de 80 ter nevões ate ao joelho e 90 ja foi em decréscimo mas com bons nevões, e fazia bem mais frio, esta década foi péssima para neve mesmo na Serra da Estrela
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Muito bom! ;)

Estado actual da Grelheira e Penhas Douradas:

imagervq.jpg


semttulo2zn.jpg


A estradas de acesso à torre na serra da Estrela continuam cortadas.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
No fundo do vale da Cova da Beira tenho visibilidade para a Zona das penhas da Saúde (Curral do Vento) e Varanda dos Pastores e posso afirmar que mal se ve as pedras, deve ter uma boa acumulação de neve, amanha tiro as duvidas, se não chover muito vou caminhar por lá e posto umas fotos
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Chuva fraca com 7,4ºC por agora.
Aqui à volta esta tudo cheio de neve acima dos 800-900m. Esta chuva vai fazer muitos estragos à neve.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aquin o dia foi de ceu muito nublado, tornando-se encoberto.
a chuva apareceu moderada e certinha por volta das 16h
nao houve vento por aqui...

extremos: 6.1ºC de minima e 13.0ºC de maxima

actuais: cove certinho, sem vento e 10.1ºC de temperatura
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Dia marcado pelo chuva "molha-tolos" que ainda assim já acumulou 8,2mm desde as 14h.

Actual 10,3ºC. ;)
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Boa noite! Cá estou de regresso, pois desde 4ªfeira que por motivos profissionais não podia vir a esta casa!:)

Dia de céu nublado pela manhã e chuva à tarde...:rain:

5mm acumulados

Extremos de temperatura: 3,4ºC -> 7,8ºC

Esta noite parece que promete...:rain: