Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2013

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Boa noite , deixo uma imagem obtida ontem pela Serra do Açor a cerca de 1000 mts, cerca das 18.00 .
dscn2242wu.jpg

Boas imagens pessoal .
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O de Viseu, se for um registo baseado em estações, provavelmente refere-se à estação "mais oficial" do IM, que não está na cidade, mas sim no aeródromo numa zona mais alta, onde nevou, já tinha reparado nisso ao ver os synops de Viseu com neve e aqui os posts dos elementos da cidade não reportarem neve. Será em princípio essa a razão da diferença.

Quanto a Tondela, naturalmente não é registo de estação, pois não há, mas sim alguma interpolação de modelo, ou do valor das estações envolventes, ou até simplesmente o valor da estação mais próxima (Viseu).

De certeza, no inicio da madrugada o sapo tinha alterado o estado do tempo em Tondela para chuva a neve e segundo eles estavam 0ºc. Bom tenho a dizer que chovia fraco e que a temperatura estava nos 5.3ºc. Seja lá como for acho que deviam ter mais cuidado com aquilo que comunicam. Mas é só uma opinião!:shocking:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O estado do tempo tem estado estranho... Por agora a minha estação marca 8.1ºc, com uma mistura entre nevoeiro e céu muito nublado, tanto que são visíveis pequenos chuviscos. Desde o inicio da manhã que o tempo se mantém assim. :)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
À procura de queda de neve na Serra do Caramulo a 11 de Fevereiro de 2013 entre as 02:30 e as 04:00

Saí de casa por volta das 00:30 e demorei ≈2h a chegar lá. Apanhei algum nevoeiro pelo caminho e na Serra fazia vento forte.
A maioria do que caía era sleet (parecia granizo) e era o que mais havia acumulado pelas estradas e bermas, mas também deu para ver cair uns farrapos no meio do calhau :D

Ao chegar ao Caramulo (T≈2°C)

20130211022358zcaramulo.jpg

Acho que é sleet acumulado no vidro:p


No Caramulinho (T≈1°C)

20130211023904zcaramulo.jpg


20130211023946zcaramulo.jpg


20130211024031zcaramulo.jpg



Tentativa de escrever "meteopt.com" no sleet acumulado. Não é muito perceptível. :p

20130211024924zcaramulo.jpg



O facto de ser noite também não ajuda na fotografia e daí não ter tirado muitas, foi mais aproveitar o momento e ver os farrapos a voar ao sabor do vento (o principal motivo da visita) e ouvir as pedrinhas a bater no veículo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
De certeza, no inicio da madrugada o sapo tinha alterado o estado do tempo em Tondela para chuva a neve e segundo eles estavam 0ºc. Bom tenho a dizer que chovia fraco e que a temperatura estava nos 5.3ºc. Seja lá como for acho que deviam ter mais cuidado com aquilo que comunicam. Mas é só uma opinião!:shocking:


Obviamente que não está lá ninguém a ver registos e a transmitir essa informação, será tudo automático. Há que saber filtrar essa informação sem intervenção humana. ;)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Bom Dia!!!:)

Liguei agora a Webcam da Serra da Gralheira e ainda existe neve, para quem quer ver neve ainda pode ir hoje.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boas fotos :thumbsup:

Também subi a Estrela, este nevão sem dúvida foi o que deixou mais acumulação até agora. As condições na torre não eram as melhores com nevoeiro e vento e -3ºc :cold:





Na Torre não sei se ouve mais acumulação desta vez, porque no evento passado ouve ventos fortíssimos que empurravam a neve para as encostas, mas na zona das Penhas da saúde ate a zona do antigo Sanatório a 1200m parece-me que ouve mais acumulação no evento anterior :)
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui o dia foi de céu pouco nublado, tornado-se temporariamente muito nublado durante a tarde.
não há vento e sigo com 13.7ºC