Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Acredito que muitas vezes fecham os acessos a Serra da Estrela para evitar acidentes com turistas ou curiosos! Muita gente desconhece os perigos da serra e tem comportamentos que poem em risco as suas vidas e a dos outros!

Numa situação de precipitação sob a forma de neve a cotas tão baixas (tendo em conta a serra claro) é totalmente impossível garantir a limpeza da estrada ao ponto de a abrir à circulação. Tendo em conta as previsões os acessos até deverão abrir brevemente, mas nos acessos à torre (a partir das Penhas e da Lagoa Comprida) duvido que tal aconteça nas próximas (largas) horas...
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta


xtremebierzo

Cumulus
Registo
12 Nov 2013
Mensagens
253
Local
Albares de la Ribera (LEON) 702m
Acredito que muitas vezes fecham os acessos a Serra da Estrela para evitar acidentes com turistas ou curiosos! Muita gente desconhece os perigos da serra e tem comportamentos que poem em risco as suas vidas e a dos outros!

Imaxino que será por eso, por que aqui para cortar o acceso de unha carretera ten que ser moi gorda a nevada, fai anos era posible pero oxe en dia ca gran cantidad de limpaneves que existe sobre todo na red de carreteras do estado e moi dificil, salvo nos puertos a mais de 1600 metros de altitude
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Imaxino que será por eso, por que aqui para cortar o acceso de unha carretera ten que ser moi gorda a nevada, fai anos era posible pero oxe en dia ca gran cantidad de limpaneves que existe sobre todo na red de carreteras do estado e moi dificil, salvo nos puertos a mais de 1600 metros de altitude

Eu penso que tambem cortam os acessos a serra da estrela por causa de as pessoas irem para la mais em lazer e nao em trabalho .

Na A24 , por exemplo , no Alvao ha muitas vezes grandes nevoes e a estrada quase nunca fecha , ha limpa - neves sempre a trabalhar .
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Aqui na cova ou forno de Tondela como disse o Nickname:( a mínima não passou de 5.5ºC, e posso assegurar que embora a neve no Caramulo se tenha mantido até mais tarde, não significou mais queda de neve, a acumulação andava maioritariamente a partir dos 900m, nalguns ponto devia andar pelos 850m.

Nada de especial, de facto enquanto a cota de neve não descer aos 300m eu posso esquecer, coisa que parece estar complicada de acontecer neste Fevereiro, e neste Inverno:angry:. :sad:

A madrugada foi de chuva moderada a forte e a temperatura não descolava dos 6.8. Caiu um aguaceiro com bastante granizo pelas 10:20h e depois disso ocorreram alguns aguaceiros fracos, o resto da manhã foi de abertas até sensivelmente agora.

Aguaceiros fracos e 8.1ºC.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Eu penso que tambem cortam os acessos a serra da estrela por causa de as pessoas irem para la mais em lazer e nao em trabalho .

Na A24 , por exemplo , no Alvao ha muitas vezes grandes nevoes e a estrada quase nunca fecha , ha limpa - neves sempre a trabalhar .

O problema da Serra da Estrela não é a falta de limpa-neves nem pelo motivo que as pessoas circulam nas estradas. É pela tipologia das estradas (estreitas, com curvas apertadas e com inclinações acentuadas), pela quantidade de neve que cai (principalmente a partir dos 1600m de altitude) e pelo vento que se faz sentir que arrasta a neve das encostas novamente para as estradas. pode passar um limpa-neves que logo depois a estrada fica coberta de neve que é levada pelo vento.
A A24 é uma auto-estrada e por isso tem outras condições para os limpa-neves trabalharem.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Continuam os aguaceiros fracos e 7.6ºC depois de já ter batido em 7.5ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas tardes.

Tendo estado até agora na cidade, não me apercebi de nenhum floco, água-neve ou parecido. Se calhar ela anda a evitar-me... :D
De volta a casa, mínima de 4,7ºC e máxima de 7,6ºC, com 25,5mm.

De momento, tem chovido bem, e o céu está nublado. O vento é fraco mas frio, pois claro. :)

Atual 5,5ºC.

__________________________
Tenho relato de familiares em Penedono, que me dizem que neva bem desde madrugada, como seria de esperar.