Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014



snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Nitidamente não conhece o Montemuro...acredito piamente que é mesmo assim...pelas viagens que lá faço e pelo socorro que lá é prestado! Repare... "nalgumas zonas" não quer dizer que as fotos sejam das zonas com maior acumulação, já que foram tiradas de locais ainda transitáveis.

Desculpe posso nao conhecer o Montemuro muito bem, mas de neve percebo e mesmo muito. Para sua informacao sou meteorologista profissional e vivi 2 anos e meio na Suécia... estive na Laponia, em Janeiro onde nem lá a neve chegava a 1 metro e tinha uma altura fenomenal! Medi eu 80 cm, (que nao é um metro).
E nem se compara em nada com a que tem em Montemuro hoje!
Segundo, lá comecou a never por cerca das 11 da noite de noite, depois disso acha mesmo que a precipitacao foi de cerca de 100 mm?
Portanto nao acredite em tudo o que dizem. Agora acredito que o vento ou mesmo o limpa neves a tenha empurrado e em alguns locais possa ter acumulado, mas como referi isso nao é a altura real!
 

INFANTE

Cumulus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
142
Local
viseu - 480 metros
Desculpe posso nao conhecer o Montemuro muito bem, mas deve neve percebo e mesmo muito. Para sua informacao sou meteorologista profissional e vivi 2 e meia na suecia, estive na Laponia, em janeiro onde nem la a neve chegava a 1 metro e era uma coisa fenomenal! Medida 80 cm, (que nao é um metro).
E nem se compara em nada com a que tem em Montemuro hoje!
Segundo lá comecou a never por cerca das 11 da noite, depois disso acha mesmo que a precipitacao foi de 100 mm?
Portanto nao acredito em tudo o que dizem. Agora acredito que o vento ou mesmo o limpa neves a tenha empurrado e em alguns locais possa ter acumulado, mas como referi isso nao é a altura real!

Pois eu já vi encostas viradas a sul quase sem nada e viradas a norte com este nível de acumulação...não sou meteorologista mas sou agente de prot. civil que muito já andei a socorrer pessoas naquelas aldeias e sei bem do que falo. Se o seu conhecimento que acredito é de um grande profissionalismo, o meu é prático e com conhecimento de causa.
 

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
59946_4832534225023_1411575967_n.jpg


Pois eu já vi encostas viradas a sul quase sem nada e viradas a norte com este nível de acumulação...não sou meteorologista mas sou agente de prot. civil que muito já andei a socorrer pessoas naquelas aldeias e sei bem do que falo. Se o seu conhecimento que acredito é de um grande profissionalismo, o meu é prático e com conhecimento de causa.[/quote]

Uma coisa, é certa acredito que há anos atrás a serra de montemuro tenha tido essas acumulações, pois é uma zona de bastante pluviosidade. Mas não foi o caso desta noite, de certeza absoluta.. Já começou a nevar tarde ontem e não poderia ter acumulado disso. E as autoridades portuguesas têm sempre tendência "abrir demais a boca" as medições oficiais são feitas em estações próprias com as condições adequadas.. Atenção não estou a desrespeitar o seu trabalho e acredito que seja díficil aceder às povoações!
E repito pode ter em algumas zonas uma grande acumulação devido ao vento ou passagem do limpa neves!! Mas não se mede assim!!
Como cientista gosto de ser rigoroso e enerva-me que as pessoas digam coisas que não são verdade, alarmando o cidadão.
Nota essa foto que coloco, que não tem comparação de acumulação de neve da que está hoje em Montemuro e só tem 80 cm.. Foi tirada na lapónia sueca!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
A aldeia de Gralheira na Serra de Montemuro está coberta de neve e os limpa-neves ainda não passaram por lá.

image2.jpg
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Boa tarde! Fresquinho hoje!! eheh:cold:
Nevou de madrugada e manhã se bem que de manhã era mais água-neve. Mas daqui via-se acumulação perto de Mangualde, penso eu que em Abrunhosa-a-Velha (cerca de 500m de altitude), coisa rara de se ver por aqui! Por Pindo parece a que as nuvens se desviavam desta vez. E lá ia caindo tudo ao lado:buh:

Sigo com 7,4ºC e boas abertas desde o inicio da tarde!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves