Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2016

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Passou uma nuvem escura por lá e agora abriu e parece que metade da neve desapareceu. Espero que amanhã ainda haja alguma
Pode ter sido. Eu estou na vila do Caramulo e não choveu. As mais abaixo deve ter acontecido isso. No lado a oeste da serra há mais neve que no lado para a serra da estrela. Se a temperatura não subir muito mais, pois neste momento está 1°C, amanhã ainda deve haver alguma. A não ser que a quantidade infernal de pessoas que estão hoje cá por cima a levem toda para casa
 


PedroSarrico

Cirrus
Registo
4 Ago 2010
Mensagens
50
Local
Aveiro
Pode ter sido. Eu estou na vila do Caramulo e não choveu. As mais abaixo deve ter acontecido isso. No lado a oeste da serra há mais neve que no lado para a serra da estrela. Se a temperatura não subir muito mais, pois neste momento está 1°C, amanhã ainda deve haver alguma. A não ser que a quantidade infernal de pessoas que estão hoje cá por cima a levem toda para casa
Então amanha de manha venho aqui espreitar para ver se ainda há neve por aí. Quero ver se dou aí um salto
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
5e0109a4d2d916a7b5257c2607ec482e.jpg


5ec98cf403dc2d7d117c9bc9b2647984.jpg



Serra da Nogueira agora mesmo
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Isto aqui foi uma desilusão:angry::sad:, nunca pensei que fosse precisa uma temperatura tão baixa para ver água-neve, a temperatura ainda caiu aos 2.8ºC com chuva fraca, chuviscos, notava-se que não era uma chuva muito normal, mas também que era de longe neve, não havia flocos individualizados:(. Entretanto a chuva parou ao fim da madrugada e seguiu-se uma manhã de ar gelado com sol. Durante a tarde surgiram alguns aguaceiros, que deram neve com certeza no Caramulo.

Agora pergunto-me eu até onde é que a temperatura devia ter descido para ser água-neve em condições (seriam 2ºC ?). Já vi nevar com temperaturas mais altas, isto só mesmo aqui neste buraco é que nada se passa

Daqui a pouco coloco aqui umas fotos que tirei ao Caramulo no fim desta manhã, e se conseguir um video do aguaceiro mais intenso que aqui passou com temperatura mais baixa, 3.3ºC, cuja parte terminal desse aguaceiro não sei se posso considerar água neve ou não, mas duvido.
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Só agora posso fazer o relato do dia aqui por Figueira de Castelo Rodrigo!

Manhã gelada de Sol e poucas nuvens até que por volta das 11h o céu começou a encobrir. Por volta do 12h começam a cair uns tímidos flocos e apenas por volta das 13h e até pouco depois das 14h tivemos alguns períodos de precipitação sempre 100% solida, entre neve, graupel e neve granular. Toda a neve era muito seca e os flocos/cristais demoravam a derreter, o que demonstra que o frio em altitude era intenso. Infelizmente a precipitação foi pouco intensa, pois as condições de frio eram as ideais.

Durante o resto da tarde por vezes ainda cairam uns flocos minúsculos e progressivamente o céu foi ficando menos nublado.

Ficamos à espera do próximo evento, este como se perspetivava foi muito fraco em toda zona mais Interior do País. Se não for pedir muito, se possível ainda neste Inverno. :D
 
Última edição: