Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2013



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Peço imensa desculpa se a pergunta que vou fazer não devia ser feita aqui, no entanto sou novo, e ainda estou a entrar na dinâmica! A minha pergunta relaciona-se com a escala de graus centígrados, ora eu nunca cheguei a perceber porque é que a seguir ao grau 0.0º os termómetros passam a -0ºc, isto porque matematicamente nos números inteiros negativos a seguir a 0 vem o nº -1, mas nos termómetros não se passa assim. Ficarei grato por uma explicação, pois já fiz muitas pesquisas mas não encontro nada respectivamente a este assunto!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Peço imensa desculpa se a pergunta que vou fazer não devia ser feita aqui, no entanto sou novo, e ainda estou a entrar na dinâmica! A minha pergunta relaciona-se com a escala de graus centígrados, ora eu nunca cheguei a perceber porque é que a seguir ao grau 0.0º os termómetros passam a -0ºc, isto porque matematicamente nos números inteiros negativos a seguir a 0 vem o nº -1, mas nos termómetros não se passa assim. Ficarei grato por uma explicação, pois já fiz muitas pesquisas mas não encontro nada respectivamente a este assunto!

Nos meus termómetros, passa-se de 0,0ºC para -0,1ºC. :confused:

Chuva moderada, vento e trovodada. Mas que raio é preciso para nevar neste buraco? :angry:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Tempestade agora em Viseu!
Chove torrencial, vento fotissimo e trovoada!!!
Por estes lados também, o vento está muito forte bem como a chuva, começou a trovejar, e temos queda de granizo! A temperatura subiu de 4.4ºc para 5.5ºc! Isto é terrível, acho que depois disto podemos dizer adeus à neve!
:sad::sad::sad:::(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Nos meus termómetros, passa-se de 0,0ºC para -0,1ºC. :confused:

Chuva moderada, vento e trovodada. Mas que raio é preciso para nevar neste buraco? :angry:

Sim exato mas porque é que existe o grau -0,0ºc?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Sim exato mas porque é que existe o grau -0,0ºc?

Não é lógico existir. Para termómetros com uma precisão de 0,1ºC, aliás com qualquer resolução, não faz sentido haver +0,0ºC e -0,0ºC, porque são a mesma temperatura, representam um mesmo estado de agitação corpuscular (isto já apoiando-me na física), é non sense!

O grau -0,0ºC não existe. Pelo menos NUNCA vi tal parvoíce.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Não é lógico existir. Para termómetros com uma precisão de 0,1ºC, aliás com qualquer resolução, não faz sentido haver +0,0ºC e -0,0ºC, porque são a mesma temperatura, representam um mesmo estado de agitação corpuscular (isto já apoiando-me na física), é non sense!

O grau -0,0ºC não existe. Pelo menos NUNCA vi tal parvoíce.

Pois sr. Pedro mas o próprio Instituto Português do Mar e Atmosfera, após 0.0ºc passa a -0.0!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Simplesmente tem a ver com arredondamento, por exemplo 0.6 arredondas pra 1 e 0.4 arredondas pra 0, o mesmo acontece nos negativos -0.6 arredonda pra -1 e -0.4 arredonda para -0 visto encontrar-se no lado negativo.

Acho que já percebi no caso a que ele se referia. Se a escala for 1ºC, entre -xºC e +xºC arredonda para 0ºC, mas não especifica se o arredondamento se dá pelo lado negativo ou positivo, simplesmente por uma questão de também não assinalar +0ºC. Está assim standardizado e é assim que é.

A chuva continua, mas é parcialmente aguaneve. Dei-me ao trabalho de ir _à rua com um testo contra o vento recolher as gotas, e uma por outra é gelo, mas não é bola de granizo!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Simplesmente tem a ver com arredondamento, por exemplo 0.6 arredondas pra 1 e 0.4 arredondas pra 0, o mesmo acontece nos negativos -0.6 arredonda pra -1 e -0.4 arredonda para -0 visto encontrar-se no lado negativo.
Então isto significa que a temperatura que sabemos é relativa. A minha estação meteorológica, ao atingir -0.0º diz que a temperatura mínima alcançada é -1º. Estranho, já que o arredondamento é em -0.4...