Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2013

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas... por gouveia o dia foi de chuva só parando ao meio da tarde, com algumas abertas...

atualmente ja estou em santa comba onde esta tudo calmo, ceu pouco nublado, o vento sopra faco e sigo com 5.1C
 


srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,144
Local
Abrantes
Valei 5,5mm.

Já deu pros Ribeiros mais renitentos finalmente começarem a correr.

Pena que agora não venha mais. Vao deixar correr rapidamente.

Outro Sinal de que finalmente as barragens estão a produzir bem...é a C.Termoelectrica em stanby
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
boas... por gouveia o dia foi de chuva só parando ao meio da tarde, com algumas abertas...

atualmente ja estou em santa comba onde esta tudo calmo, ceu pouco nublado, o vento sopra faco e sigo com 5.1C

Que estranho, como é que Santa Comba Dão, estando mais a Sul que Tondela e com altitude semelhantes pode ter temperaturas mais baixas? Eu registo nos meus termómetros aqui neste momento 7.9º. São dados de uma estação meteorológica La Crosse Technology ws9135. Pode não ser das melhores estações mas penso que está a fazer medições corretas, até porque possuo outro termómetro com uma sonda para o exterior que indica a mesma temperatura. Fiquei agora muito confuso, que fator climático é que poderá estar a influenciar a temperatura? :confused::huh:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que estranho, como é que Santa Comba Dão, estando mais a Sul que Tondela e com altitude semelhantes pode ter temperaturas mais baixas? Eu registo nos meus termómetros aqui neste momento 7.9º. São dados de uma estação meteorológica La Crosse Technology ws9135. Pode não ser das melhores estações mas penso que está a fazer medições corretas, até porque possuo outro termómetro com uma sonda para o exterior que indica a mesma temperatura. Fiquei agora muito confuso, que fator climático é que poderá estar a influenciar a temperatura? :confused::huh:

Boas, embora nunca tenha estado em ambos os locais,interessei-me pela questão. Fui ao google earth, e reparei que Santa Comba Dão encontra-se num local baixo em relação á altitude(superior) das áreas circundantes, ou seja, irão ocorrer Inversões térmicas/acumulação de ar frio, ao contrario de Tondela. Posso estar errado, mas julgo que esse factor explicará essas mesmas diferenças de temperatura entre esse dois locais.:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boas, embora nunca tenha estado em ambos os locais,interessei-me pela questão. Fui ao google earth, e reparei que Santa Comba Dão encontra-se num local baixo em relação á altitude(superior) das áreas circundantes, ou seja, irão ocorrer Inversões térmicas/acumulação de ar frio, ao contrario de Tondela. Posso estar errado, mas julgo que esse factor explicará essas mesmas diferenças de temperatura entre esse dois locais.:thumbsup:

Então os locais baixos acumulam mais frio que os mais altos? Eu estou a pensar na altitude comparadamente às serras, onde é precisamente ao contrário e quanto mais alto é um sítio mais baixas são as temperaturas. Então mas como é que essa acumulação de ar frio ocorre?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Então os locais baixos acumulam mais frio que os mais altos? Eu estou a pensar na altitude comparadamente às serras, onde é precisamente ao contrário e quanto mais alto é um sítio mais baixas são as temperaturas. Então mas como é que essa acumulação de ar frio ocorre?

Normalmente, de dia,os topos estão mais frescos que os vales, mas á noite acontece o contrario, daí o termo inversão térmica.Tendo em conta que o ar frio é mais pesado este drena pelas encostas e acumula-se nos fundos de vale.O factor vento é importante, pois, nos vales/locais abrigados o vento sopra fraco ou mesmo nulo,possibilitando assim, o habitual arrefecimento acentuado.Depois existem sempre algumas condicionantes no que diz respeito, a inclinação das encostas, se está ou não completamente cercado por colinas de altitude superior, a exposição das encostas etc. É um fenomeno interessante. :thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Normalmente, de dia,os topos estão mais frescos que os vales, mas á noite acontece o contrario, daí o termo inversão térmica.Tendo em conta que o ar frio é mais pesado este drena pelas encostas e acumula-se nos fundos de vale.O factor vento é importante, pois, nos vales/locais abrigados o vento sopra fraco ou mesmo nulo,possibilitando assim, o habitual arrefecimento acentuado.Depois existem sempre algumas condicionantes no que diz respeito, a inclinação das enconstas, se está ou não completamente cercado por colinas de altitude superior, a exposição das enconstas etc. É um fenomeno interessante. :thumbsup:

Ok, desde já lhe agradeço a explicação! :D
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ok, desde já lhe agradeço a explicação! :D

Mas estava ainda a pensar, peço desculpa se estou a ser muito chato consigo, pois não é essa a minha intenção:). Tondela é ao lado da encosta sotavento da serra do Caramulo, pela sua explicação, leva-me a dizer que uma vez que Tondela é mais alta que Santa Comba Dão, Tondela recebe mais depressa o tal ar frio proveniente do Caramulo. Já Santa Comba Dão, estando mais baixa, demora mais tempo a receber o ar frio... Estarei errado? :confused:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mas estava ainda a pensar, peço desculpa se estou a ser muito chato consigo, pois não é essa a minha intenção:). Tondela é ao lado da encosta sotavento da serra do Caramulo, pela sua explicação, leva-me a dizer que uma vez que Tondela é mais alta que Santa Comba Dão, Tondela recebe mais depressa o tal ar frio proveniente do Caramulo. Já Santa Comba Dão, estando mais baixa, demora mais tempo a receber o ar frio... Estarei errado? :confused:

A meu ver, o ar frio gerado nos topos do Caramulo, não chegará a Tondela, pois junto a base da encosta existe um vale onde estão inúmeras aldeias,Cortiçada,Muceres,Povoa,e o ar frio tende a ficar retido nesse vale.:thumbsup:
É melhor pararmos, dado que este tópico não é o mais adequado.:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A meu ver, o ar frio gerado nos topos do Caramulo, não chegará a Tondela, pois junto a base da encosta existe um vale onde estão inúmeras aldeias,Cortiçada,Muceres,Povoa,e o ar frio tende a ficar retido nesse vale.:thumbsup:
É melhor pararmos, dado que este tópico não é o mais adequado.:thumbsup:

Ok, entretanto talvez eu publique a dúvida no espaço da Aprendizagem e palavrões. Obrigado pela atenção!:thumbsup:
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Ok, entretanto talvez eu publique a dúvida no espaço da Aprendizagem e palavrões. Obrigado pela atenção!:thumbsup:

bom dia!!!

bem eu tambem nao precebo muito bem essas questoes de temperatura... eu moro num predio e tenho o sensor e apenas o de temperatura no jardim nas trazeiras... ja que o condominio nao me deixa montar o resto... é uma zona alta mas abrigada, o rio passa a uns 150 metros, antes até tenho o IP3 a uns 50 metros do meu predio... so a nortada e