Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2015



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui dia de chuva geralmente fraca mas intensa. com um vento forte cm rajadas algumas bem potentes a esta hora. não estou a receber dados na estação.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Isto é notável de acontecer no hotel das Penhas, local muito habituado a ventos fortíssimos. Este vento, que tem sido registado nas estações da Covilhã e da Guarda, acima de 60Km/h de vento médio, é resultado de o fluxo rodear o maciço da Estrela. Nas Penhas Douradas por exemplo o vento médio tem andado apenas pelos 40 Km/h. No Fajão, local onde se registam sempre ventos mais intensos, mal chega aos 40 Km/h.
Na Torre as rajadas têm atingido à volta dos 100Km/h mas parece-me que para fazer estes estragos no hotel das Penhas da Saúde serão precisas intensidades maiores que terão resultado do efeito de rodeio do maciço pelo vento:
hw0NxS1.jpg


A acompanhar aqui, como de costume:
http://www.meteocovilha.com/features/dados-actuais-torre-2000m/dados-live-2
 
Última edição:

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boas noites, hoje esta ser um dia de vento muito forte aqui pela Cova da Beira, penso que desde a depressão Gong que foi explosiva, não tinha-mos tanto vento, muito forte mesmo e que fez encerrar estradas na zona da Covilhã devido a quedas de material das obras em construção...

Neste momento chove intensamente puxada a fortes rajadas de vento com 11.9ºC aqui pela minha rua perto do centro da Vila
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Chuva moderada tocada a vento moderado a forte de sudoeste.
12.5ºC.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
continua o vento mas parece ter enfraquecido, está moderado com algumas rajadas mais fortes. continua é a chuva miuda.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O vento volta a assinalar-se com rajadas fortes, os caixotes do lixo estão já tombados. Chuva fraca a moderada.