Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2016



JAlves

Cumulus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
244
Local
Ramada > Odivelas > Lisboa
Não tenho dados concretos que sustentem o que vou dizer, mas tenho para mim que Março é o mês de excelência de neve na serra da Estrela.
Não só porque a atmosfera ainda está fria, mas porque os dias já são grandes e há menor probabilidade de precipitação.
Ou seja, em Fevereiro até há mais hipótese de ver nevar, mas também a probabilidade das estradas estarem cortadas é maior.

Final de Março com sol e neve, já dá para apanhar bons escaldões na serra da Estrela. eheh!

Boa tarde, e desde já muito obrigado pela tua ajuda André.

Pois, também tenho essa ideia, mas também me parece que em anos de pouca neve nessa altura a acumulação já será residual, não será?

Já o Fevereiro poderá ter essas desvantagens, mas também a vantagem de (eventualmente) poder vê-la cair. :)

De qualquer forma, e dado que por causa dos miúdos as hipóteses era Carnaval ou Páscoa, optámos mesmo pelo Carnaval (Fevereiro), pois é uma época/festa á qual não ligamos a mínima, ao contrário da Páscoa, que é normalmente passada em família.

Já agora, a "tendência" desde ano é para muita neve, pouca neve, ou indefinida? Obviamente que na meteorologia tudo muda muda rapidamente, mas quais as maiores probabilidades?

Obrigado ;)
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Há sensivelmente 5 minutos ouviu-se um forte trovão seguido de enorme aguaceiro mas extremamente curto.
Agora a chuva cai moderadamente (chove desde a manhã, por vezes com algumas interrupções; rajadas de vento forte esporádicas).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Aproximam-se umas boas células! Bons ecos ali para os lados de Carregal do Sal
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
No Caramulo está um vendaval infernal. Já houve aguaceiros bastante intensos, mas neste momento não chove. Nevoeiro acima dos 850m. Não está fácil no alto. A encosta virada para a Estrela está mais calma. Mas a encosta Este está infernal com vento.
 
M

Membro excluído 274

ÚLTIMA HORA:
6 pessoas perdidas na zona da Minas dos Carris a cerca de 1500m de altitude em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, 3 estarão em hipotermia.
Fonte: Bombeiros de Montalegre.
É urgente o resgate desta pessoas uma vez que se vai verificar um agravamento significativo das condições meteorológicas nas próximas horas.
 
  • Gosto
Reactions: Teles