Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2022



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Manhãs de gelo e tardes quentes. As mínimas são baixas nas depressões, mas nas áreas expostas o vento impede o arrefecimento. Tempo seco e ventoso.

Por agora: Céu limpo, vento de ESE, 24% de Hr e 13,5ºC. Mínima de 0,2ºC.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Condições típicas do deserto, nestes dias. Hoje as amplitudes podem andar pelos 25ºC, em alguns locais mais abrigados. Estações que foram dos -5ºC quase aos 20ºC. A humidade em valores absurdos também, pelos 10%.

No entanto, nas sombras o gelo mantêm-se sem grande dificuldade. Esta tarde.
IMG_8801.JPG

IMG_8805.JPG


Bastante pipekrake no solo.
IMG_8813.JPG


Pipekrake com uns 10cm de espessura.
IMG_8814.JPG


O incêndio de ontem, em Montesinho. A mancha escura por cima da barragem. Alguns neveiros que ainda resistem à seca.
IMG_8811.JPG
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Comento também que na barragem da Serra Serrada a seca não é ainda problemática, o que me leva a concluir que noutras albufeiras a situação extrema se deve mais à gestão do que à seca em si mesma...

Ver anexo 1066
Claro que sim , acaba se a producao de energia pelo carvao entao teem que se focar maioritariamente na producao hidrica .

No alto lindoso foi um esvaziamento por causa do inverno e ter capacidade de encaixe ( fallharam ao nao consultar a meteorologia) e para a producao de energia .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite,

Dados de hoje: 0,2ºC/-0,3ºC | 14,4ºC
Atual: 8,4ºC/5,8ºC e 52% de HR

Já agora, aproveito para vos mostrar uma amostra do tipo de relatórios que faço no Excel (passei meses a aperfeiçoar isto) desde que tive a minha primeira estação meteorológica, ainda em 2020. Este é o RMM - Resumo Meteorológico Mensal deste mês. Faço também para um dado dia, apenas quando nesse dia ocorrem alguns fenómenos (por exemplo: trovoada) e para o ano, com as médias dos 12 meses.
Interessante?
RMM amostrajpg.JPG
 
Última edição: