Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023



leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite. Por aqui estão 3,0°C e 70% de humidade. O vento tem estado um pouco agitadinho, pelo que a temperatura está a descer muito lentamente. Felizmente abrandou um pouco e a temperatura desceu de 3,8°C muito mais rapidamente, mas não sei se apanho uma geada de -3°C como está previsto pelo IPMA. Ultimamente, mesmo estando previstos, nunca registo valores assim.
Pode ser que seja surpreendido, mas o vento atrapalha. Num destes dias às 0h estava cerca de 1°C, e como durante a madrugada a temperatura costuma descer cerca de 3°C, eu disse "amanhã vai estar uma boa geada lá fora, pelo menos uns -2°C". Pois é meus amigos, por causa do vento :angry:, a temperatura mínima não baixou dos -0,4°C.
Vamos lá ver se o vento colabora desta vez, para variar. A não ser que entre ar mais frio, também não vejo jeito!

Antes de terminar, se me souberem responder, uma questão: com que temperatura podemos considerar que já está a haver formação de geada numa onde está instalado um sensor? Talvez não seja exatamente aos 0,0°C, digo eu! Alguém sabe?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Por aqui estão 3,0°C e 70% de humidade. O vento tem estado um pouco agitadinho, pelo que a temperatura está a descer muito lentamente. Felizmente abrandou um pouco e a temperatura desceu de 3,8°C muito mais rapidamente, mas não sei se apanho uma geada de -3°C como está previsto pelo IPMA. Ultimamente, mesmo estando previstos, nunca registo valores assim.
Pode ser que seja surpreendido, mas o vento atrapalha. Num destes dias às 0h estava cerca de 1°C, e como durante a madrugada a temperatura costuma descer cerca de 3°C, eu disse "amanhã vai estar uma boa geada lá fora, pelo menos uns -2°C". Pois é meus amigos, por causa do vento :angry:, a temperatura mínima não baixou dos -0,4°C.
Vamos lá ver se o vento colabora desta vez, para variar. A não ser que entre ar mais frio, também não vejo jeito!

Antes de terminar, se me souberem responder, uma questão: com que temperatura podemos considerar que já está a haver formação de geada numa onde está instalado um sensor? Talvez não seja exatamente aos 0,0°C, digo eu! Alguém sabe?

Bom dia, leofe.

Efetivamente a água pura solidifica a 0.0ºC em condições muito particulares como à pressão de 1atm (1013hPa). Como dificilmente temos esta pressão é normal que a água solidifique ligeiramente abaixo dos 0.0ºC. Já para não dizer que mesmo na atmosfera o vapor de água tem impurezas adicionadas. Mas quando estamos a falar de formação de geada há uma série de questões a ter em conta, como seja o teor humidade do ar, a velocidade do vento, o tipo de superfície em questão (um metal por exemplo conduzirá muito melhor o calor e por isso será mais fácil de perder energia, já uma estrada acaba por exigir sempre temperaturas do ar mais baixas para formar gelo, visto conseguir conservar mais calor) e até a cor da superfície (os carros escuros não só absorvem mais radiação como emitem também mais facilitando o arrefecimento). A duração das temperaturas favoráveis à passagem ao estado sólido é também importante, porque se este período for limitado os cristais de gelo não têm tempo para se formar.

Em termos práticos sim o que diz o Dan é muito verdade, quando temos uma atmosfera estável e de céu limpo (propicia às condições de inversão) o ar frio vai depositar-se e acumular-se sempre na superfície numa espécie de camada muito circunscrita, daí que é perfeitamente normal termos uma temperatura na relva bastante abaixo da temperatura que se mede a 1,5m de altura (por vezes está 5ºC ou 6ºC mais baixa na superfície).

Existem duas formas mais comuns de se obter geada, embora que de algum modo em ambos os casos a temperatura das superfícies em questão tem de sofrer arrefecimento radiativo e acumular ar frio, sendo que esse arrefecimento tem de ser inferior à temperatura do ponto de orvalho medida a uma altura de 1.5m, para que se garanta com mais certeza que existe condensação do ar. E com isto quero dizer que é um pouco complicado definir temperaturas a 1.5m a partir das quais necessariamente haja formação de geada, podemos ter um ponto de orvalho a 1.5m muito baixo caso a HR% seja muito baixa o que exige uma perda energética por irradiação gigante e que pode não ser alcançada. Em contexto de uma boa inversão os valores de HR% deverão ser próximos ou mesmo superiores a 90%. Se tivermos por exemplo uma temperatura de 3ºC com uma HR% de 90% teremos um ponto de orvalho de 1.5ºC, se assumirmos os 5ºC a menos na superfície teríamos uma temperatura de -2ºC mais que suficiente para haver geada. Mas se eventualmente tivéssemos 70% de humidade em vez dos 90% (numa noite de inversão com alguns períodos de vento) já teríamos um ponto de orvalho de -1.9ºC o que assumindo novamente os 5ºC a menos ficaria no limite para termos condensação apreciável para solidificar.

Assim uma das formas acontece tipicamente para temperaturas iguais ou inferiores a 0.0ºC à superfície nas quais se forme condensação. A outra forma será quando o orvalho surge a temperaturas positivas nas superfícies, por saturação da atmosfera e depois sofre arrefecimento por perda energética destas e congela.

Na literatura por vezes aparece que a primeira forma que referi ocorre por deposição (o inverso da sublimação) ou seja passagem direta do estado de vapor ao estado sólido, mas genuinamente não tenho conhecimentos que me permitam entender o porquê disto acontecer se tivermos em conta que num diagrama de fases da água estes processos acontecem no limite para 0.006atm e que a pressão a que estamos sujeitos é bastante superior. Talvez por não podermos considerar um equilíbrio de fases nestas condições, mas é algo que me questiono também. É verdade que estes diagramas são referentes a água pura, mas ainda assim é uma diferença grande até chegar a 1atm.
 
Última edição:

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa tarde. Como eu disse ontem, não estava com grandes esperanças de ver a temperatura descer até aos -3°C (que entretanto foi retificada para -2°C) como estava previsto pelo IPMA. A mínima só ficou pelos 0,7°C. O que safa a situação é mesmo o sensor instalado perto da estrada no parapeito da varanda, que marcou -1,4°C de mínima. Vamos lá ver como corre a próxima noite.

Agora, a temperatura está nos 7,0°C com 59% de humidade e vento do quadrante este.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O IPMA continua em grande com as suas previsões de mínimas em Bragança, sempre acima do valor real enquanto nas restantes capitais é quase sempre o oposto.

Previsão para hoje / mínima real (horária)

Viana do Castelo: 1 / 3.3
Braga: -1 / -1
Bragança: -2 / -5
Vila Real: -3 / 0.9
Porto (SP): 3 / 4.5
Viseu: 0 / 0.5
Guarda: -4 / -2.6
Aveiro: 1 / 6.9
Coimbra: 2 / 5.8
Castelo Branco: 1 / 2
Leiria: -1 / -2.8
Santarém: 1 / 2.5
Portalegre: 1 / 2.9
Lisboa (GC): 4 / 5.6
Setúbal: 2 / 4
Évora: 2 / -0.2
Beja: 2 / 2.3
Faro: 6 / 7.2

Este inverno tem sido uma constante. Veremos como vai ser amanhã, já guardei um screenshot das previsões.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Manhã fresca, mas a tarde acabou relativamente quente. Mesmo a quase 1800m a tarde estava agradável.

A lagoa do Peixes, completamente congelada, ao ponto de se poder atravessar. Havia apenas o problema de escorregar no gelo :)
IMG_5681.JPG


IMG_5732.JPG


Agora, aqui por baixo, já está mais fresco. 3,9ºC neste momento, com um pouco de brisa de leste.

Dia algo extremado: -4,6ºC / 8,3ºC
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
O IPMA continua em grande com as suas previsões de mínimas em Bragança, sempre acima do valor real enquanto nas restantes capitais é quase sempre o oposto.

Previsão para hoje / mínima real (horária)

Viana do Castelo: 1 / 3.3
Braga: -1 / -1
Bragança: -2 / -5
Vila Real: -3 / 0.9
Porto (SP): 3 / 4.5
Viseu: 0 / 0.5
Guarda: -4 / -2.6
Aveiro: 1 / 6.9
Coimbra: 2 / 5.8
Castelo Branco: 1 / 2
Leiria: -1 / -2.8
Santarém: 1 / 2.5
Portalegre: 1 / 2.9
Lisboa (GC): 4 / 5.6
Setúbal: 2 / 4
Évora: 2 / -0.2
Beja: 2 / 2.3
Faro: 6 / 7.2

Este inverno tem sido uma constante. Veremos como vai ser amanhã, já guardei um screenshot das previsões.
O problema é que o modelo ECM também tem previsto temperaturas que não se têm vindo a verificar, pelo menos por aqui. E o IPMA guia-se por ele.
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Por aqui, a temperatura está nos 3,2°C e 71% de humidade. Outra vez o modelo ECM a exagerar nas mínimas previstas... Não vai certamente chegar aos -3°C durante a próxima noite.