Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

O vento aqui vem aumentando de intensidade. A sensação térmica é de 2,7ºC. Está frescote sim! :D

Eu estou no trabalho, aquecedor ligado na minha sala desde antes das 14h e até me esqueço do fresco de lá de fora. Ainda por cima trouxe café na minha garrafa térmica, pelo que estou num micro-clima. Quando sair, perto das oito, corro o risco de perder as orelhas até casa. Boas abertas desde as 14h. Isto agora é para continuar ou ainda hão-de vir uns aguaceiros quando a temperatura baixar?

Serra do Alvão (Vila Real) por volta das 16 horas. Tinha começado a nevar há uns 10 minutos, a intensidade por vezes era tanta que mesmo com o chão molhado começou a acumular. Tivemos de ir embora antes que a estrada ficasse intransitável. Neste momento a cota deve rondar os 800 metros.
20230117_155449.webp

Eu estou no trabalho, aquecedor ligado na minha sala desde antes das 14h e até me esqueço do fresco de lá de fora. Ainda por cima trouxe café na minha garrafa térmica, pelo que estou num micro-clima. Quando sair, perto das oito, corro o risco de perder as orelhas até casa. Boas abertas desde as 14h. Isto agora é para continuar ou ainda hão-de vir uns aguaceiros quando a temperatura baixar?
É para continuar, com menos frequência. Agora será a fase da "lotaria" aqui pela nossa zona.

4,4ºC
16,8mm :rain:

Serra da Coroa - Vinhais:

Q3KDi8n.png

Já agora coloco a localização:

MEdcfg9.jpg

Última edição:

"Já fizemos alguns resgates": as imagens da Serra do Larouco pintada de branco.​

SIC Notícias

Lusa

Há 45 minutos

Na Serra do Larouco, em Montalegre, no distrito de Vila Real, os bombeiros tiveram de resgatar um casal que ficou apeado na neve.

O comandante dos bombeiros pede cuidados redobrados aos condutores e sublinha que todos os meios estão em prontidão.

"Estamos com todos os meios em prontidão absoluta. Já fizemos alguns resgates porque vêm alguns transeuntes para a brincadeira", conta Miguel Monteiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre.

A queda de neve intensificou-se esta tarde no concelho do distrito de Vila Real pelo que, segundo referiu à agência Lusa a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, foi dada a indicação de encerramento da escola Bento da Cruz e do centro escolar, localizados na sede do município.

Durante a tarde de hoje a Escola do Baixo Barroso, na zona Sul do concelho, manteve-se aberta porque as estradas "estão transitáveis".

A presidente disse que "neva com alguma intensidade" no concelho e que, mesmo no centro da vila, "já há alguma acumulação de neve" nas estradas.

"As serras à volta estão completamente brancas e é um cenário idílico", descreveu.

A neve e as paisagens pintadas de branco são uma das atrações deste concelho do distrito de Vila Real.

Neste distrito há ainda registo de queda de neve nas zonas mais altas de Boticas e, por precaução, os alunos da freguesia de Alturas do Barroso regressaram mais cedo a casa esta tarde.

Aguaceiro forte, ainda só chuva, 4.3ºC.
13mm
acumulados.

No aeródromo, a 630m de altitude, já parece ser água-neve, com 3ºC
aero.jpg

Última edição: