Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

A madrugada ainda é longa, e em todo este caos de células a passar, com temperatura ainda em descida, alguma neve é bem provável em qualquer parte de Viseu.

8VyBFTw.jpg

Embora Viseu não tenha uma área urbana muito grande, pode ainda existir um efeito de bolha de calor associada à cidade, e que derrete os últimos flocos de neve antes de chegarem ao solo:
cykD77M.jpg
E por Vila Real? O que é que, na tua opinião, este "caos de células" pode causar? Sei que neve com acumulação até ao início da manhã aos 500 m é sonhar alto, mas seria o máximo!

E por Vila Real? O que é que, na tua opinião, este "caos de células" pode causar? Sei que neve com acumulação até ao início da manhã aos 500 m é sonhar alto, mas seria o máximo!
Pelo que vejo no radar do IPMA até às 6 da manhã vai haver precipitação intermitente, com as temperaturas a baixar é provável que neve.

Tem aumentado ligeiramente a temperatura com os últimos aguaceiros de chuva, 2.4°C.
Não deve passar disto, os aguaceiros estão a tornar-se mais espaçados também.
Amanhã logo se vê se houve alguma surpresa.

Com o vento do quadrante noroeste, as células para chegarem a Vila Real têm de passar por várias serranias. Deixam grande parte do potencial nevoso nas alturas. Mas se o vento rodar para outras direcções penso que poderia haver maior probabilidade. Quem vive nestas regiões saberá melhor em que situações é mais provável.
A neve com acumulação necessita ou de uma sucessão frequente de células com neve ou de uma situação de enfraquecimento do vento de modo a demorar cada célula mais tempo no mesmo local. A corrente polar presente é aleatória no primeiro caso e pouco provável no segundo.

Com o vento do quadrante noroeste, as células para chegarem a Vila Real têm de passar por várias serranias. Deixam grande parte do potencial nevoso nas alturas. Mas se o vento rodar para outras direcções penso que poderia haver maior probabilidade. Quem vive nestas regiões saberá melhor em que situações é mais provável.
A neve com acumulação necessita ou de uma sucessão frequente de células com neve ou de uma situação de enfraquecimento do vento de modo a demorar cada célula mais tempo no mesmo local. A corrente polar presente é aleatória no primeiro caso e pouco provável no segundo.
Obrigado pela explicação. Tenho reparado que, mesmo vindo de noroeste, as células chegam cá "moderadas", pelo menos era o que estava a acontecer até há pouco. Agora é esperar para ver. Já deu para alegrar os olhos. Claro que se caísse neve "seca" e mais intensa seria melhor, mas saber que a cota andou a rondar a minha altitude também é bom. Ou o vento ou a neve já fizeram estragos lá para cima, porque a luz já falhou umas três vezes.
Pronto, vamos esperar pelo resto da noite e ver o que nos reserva.