Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2024

Novo período de chuva fraca a moderada, tendo acabado de ser batida a normal climatológica (1981-2010) em matéria de precipitação, para o mês de janeiro, referente à estação de Viseu (183.2mm). Ou seja, por aqui o mês segue, assim, com 183,75mm (>183,2mm) acumulados :rain::rain:

O acumulado diário está agora em 41.75mm

O radar de Arouca mostra bem as sucessivas vagas de precipitação associadas às ondulações frontais.
Hoje das 00:00 às 21:30

Situação às 18:00
9IgVFrS.gif

14.3ºC, volta a chuvinha na última meia hora, 36.2mm, já só vai chovendo em algumas zonas do centro, no país inteiro.
Máxima foi mesmo de 15.2ºC, novo máximo anual.
radar1.jpg

Já 84.3mm em São João do Monte, quase 10mm na última hora, 305mm em Janeiro.
Mesmo quando já pouco chove pelo resto do país, consegue sempre espremer até ao tutano toda a água disponível na atmosfera.
Mais uma cheia em Águeda amanhã e depois, provavelmente.

Última edição:
O acumulado do dia de ontem ficou nos 43.0mm

Por aqui iniciaram também os aguaceiros, que estão para já a crescer e a beneficiar de algum CAPE e cisalhamento existente. Por enquanto são bastante esparsos e inconsistentes e nem tão pouco incrementaram o acumulado. Se eu não soubesse que estávamos em Janeiro diria que estava algures na Primavera... enfim

Temp. atual: 15.5ºC
Acumulado até ao momento: 2.25mm
Vento fraco ainda...

Última edição:
Vento a aumentar consideravelmente de intensidade soprando já de forma moderada. Os aguaceiros continuam a ser esparsos, mas a festa está a tornar-se rija :D

Acumulado até ao momento 3.5mm

Entretanto por agora, e de há uns tempos a esta parte não há qualquer estação em Tondela a debitar dados de velocidade e direção de vento :( e eu aqui com um anemómetro Davis parado porque enfim ninguém quis ajudar :facepalm:

Última edição:
Eu já estou animadíssimo, se vier trovoada é a euforia do costume!:D

Parece-me que a organização está a aumentar:
7nKgDVp.png

Olha que posso processar-te por publicidade enganosa... :D Isto é uma pobreza franciscana de tal ordem que uma pessoa já se entusiasma com a possibilidade de uns trovõezitos...

Vento a aumentar consideravelmente de intensidade soprando já de forma moderada. Os aguaceiros continuam a ser esparsos, mas a festa está a tornar-se rija :D

Acumulado até ao momento 3.5mm

Entretanto por agora, e de há uns tempos a esta parte não há qualquer estação em Tondela a debitar dados de velocidade e direção de vento :( e eu aqui com um anemómetro Davis parado porque enfim ninguém quis ajudar :facepalm:
Não podes/consegues disponibilizar dados da tua estação no wunderground por exemplo?

Aqui também está a ficar mais ventoso.