Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2024

Reinício da chuva, por agora fraca e esparsa sem acumular. Vento ausente também. Para esta depressão tenho as expectativas bastante em baixo. Embora haja alguma incerteza no posicionamento das frentes, parece claro entre os modelos que esta não é região que será mais afetada (ainda que me pareça mais generosa que a Irene, cuja frente foi do mais sovina possível por aqui...)

Temp. atual: 13.4ºC
Acumulado até ao momento 10.25mm

Última edição:

Summary
January 19, 2024

HighLowAverage
Temperature12.3 °C11.3 °C11.7 °C
Dew Point12.0 °C11.1 °C11.5 °C
Humidity99 %98 %99 %
Precipitation9.40 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed8.2 km/h0.0 km/h1.8 km/h
Wind Gust13.0 km/h--2.7 km/h
Wind Direction -- -- NW
Pressure1,005.72 hPa1,001.73 hPa --

Reinício da chuva, por agora fraca e esparsa sem acumular. Vento ausente também. Para esta depressão tenho as expectativas bastante em baixo. Embora haja alguma incerteza no posicionamento das frentes, parece claro entre os modelos que esta não é região que será mais afetada (ainda que me pareça mais generosa que a Irene, cuja frente foi do mais sovina possível por aqui...)

Temp. atual: 13.4ºC
Acumulado até ao momento 10.25mm

Bom dia! E parece que estamos de volta ao tempo das inversões (assim que estas ventanias acalmem e o AA lidere por completo)...

Em relação ao que disse, em termos globais e totais de evento, a Juan ainda conseguiu superar a Irene no lugar do ranking das tempestades mais sovinas...

Embora que a primeira frente tenha rendido 5.25mm, um pouco superior à primeira frente da Irene que só deixou 4.25mm, enfim...

O acumulado total da Juan encerrou em 7mm, o acumulado do dia de ontem ficou nos 15.5mm.

Suspeito que o acumulado mensal pouco ou nada cresça até ao que resta do mês, seguindo para já com 233.75mm, o que representa 127,6% da média da estação de Viseu (vale o que vale esta comparação, naturalmente).

Última edição:
Finalmente um dia de sol, mas ainda com algumas nuvens. Vento moderado, ambiente fresquinho, não frio.
11°C, 74%hr, temperatura já estavel.

Pelo noroeste do concelho de Viseu, vista de Ribafeita para norte:
20240119_140518.jpg

Vale do Vouga, ali naquela depressão em primeiro plano, ao fundo o São Macário naquela pequena elevação à esquerda, e o Montemuro no centro/direita da imagem.
Rio Vouga, perto de Covelas
20240119_141948.jpg

20240119_141936.jpg

Última edição:
Bela foto só falta a neve...
Segundo as informações do caro membro @ACalado houve sim queda de neve na Serra da Estrela de manhã por volta das oito/nove horas, mas pelo que parece foi só mesmo no topo da serra e, ainda que tenha acumulado, não foi muito - sobretudo comparando com aquilo que caiu nas serras de Gata e Gredos, a poucas horas de distância em Espanha, à mesma cota. ;)