Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2016



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu estou a observar tanto a do lado de Idanha e tanto a que esta a oeste da cidade e confirmo. Parece ter havido novo upgrade de actividade. Volta a pingar por aqui e céu ainda nublado. Eu não estou a utilizar qualquer ferramenta (radar, sat, etc) Estou com telemvl apenas e só pela minha observação não me admira nascer novos focos a sul, sudeste e sudoeste da cidade. Alguém que possa verificar?

Neste momento há uma célula forte a WSW de CB, a sul e sueste nada aparece no radar ainda. A nordeste, está a outra célula potente, e a norte, mais distante outra. A ESE, para lá da fronteira, há uma nova célula a desenvolver-se.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As células de Idanha atingiram altitudes dos topos superiores a 14 Km !
j1h1L0o.jpg


A célula a oeste de CB está nesta altura com topos nos 12 Km.

OyQedUT.jpg


As bigornas são extensas para nordeste, mas o movimento das células é para norte.

Novo recrudescimento das DEAs, em resposta a uma melhor organização das células:

sOsAcrX.jpg
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Neste momento há uma célula forte a WSW de CB, a sul e sueste nada aparece no radar ainda. A nordeste, está a outra célula potente, e a norte, mais distante outra. A ESE, para lá da fronteira, há uma nova célula a desenvolver-se.
Bem voltei a deitar-me depois do nascimento da célula ao inicio por volta das 2h. No entanto presiste actividade frequente a Oeste, NO, N, NE e Este. a S parece haver novos raios. Tem sido bom mas não como esperava no começo pois a cidade CB pareceu um escudo aos raios. Vento um pouco fresco e a espaços muito abafado .. Durante o dia vai certamente bombar muito e não me admiro que na próxima madrugada também o seja.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
13,0 mm na EMA de Castelo Branco, entre as 3h e as 4h.

Células fortes com grande desenvolvimento vertical continuam a progredir para norte-nordeste na Beira Baixa:
7lCyQo7.jpg


Sobre Penamacor passou uma das mais intensas. Aproxima-se agora de Sabugal.
Outras células sobre o Fundão e atravessando a serra do Açor.

As células com actividade eléctrica nesta altura são as de Sabugal e de Fundão:
GBfs6HX.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Bom dia!

Madrugada animada na Beira Baixa, aqui mais a Norte foi uma noite tranquila, aparentemente sem precipitação. Por agora temos céu encoberto em resultado das bigornas das células a sudoeste, já pingou há cerca de meia hora. De qualquer das formas o dia promete ser animado. :)