Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2023

Célula formou-se cerca das 18h20 a W/WSW da Vila, progrediu para Leste com deriva de expansão para ENE, passou em Freixo de Numão, ainda sem eco amarelo sequer, às 18h50. Logo a seguir ganhou eco laranja no momento em que estacou antes de chegar a Vila Nova de Foz Côa. Evitou assim o pior sobre a própria Vila e virou expandindo-se para NNE, começando o eco vermelho e roxo entre as 19h05 e 19h10, já a norte e sobre o Douro cruzando a ferrovia onde o rio tem a curva que vira de norte para oeste. Teve aí a primeira queda de granizo e nos minutos seguintes recuou e atingiu novamente Santo Amaro.
Das 19h20 às 19h30 dirigiu-se para Leste e perdeu intensidade. Pelas 18h35 nova torre sobre o rio e com eco roxo, na margem oposta à Quinta do Salão; às 19h40 aparece o eco rosa e o eco roxo expande-se para a margem esquerda e atinge uma larga área incluindo a Quinta. Aqui pode ter havido prejuízos sérios nas vinhas. :(

Edição: corrigidas as últimas horas para hora legal.
 
Última edição:
Para Nordeste, célula que está agora sobre a zona de Freixo de Espada à Cinta suponho, a 90km de distância.
20230702193313-IMG-0653.jpg
 
Durou pouco, mas pode ter sido fatal nos locais em que caíu com a intensidade correspondendo àqueles ecos mais fortes. Rapidamente depois daquele eco brutal moveu-se para Leste e cerca das 20h10 já tinha perdido até o eco amarelo. Parece incrível como a inflexão para norte que fez ao evitar Vila Nova levou aquele eco sobre a Quinta na margem do Douro.

Imagem das vinhas da Quinta do Salão, vista de um comboio, pouco antes de este entrar no túnel.
 
Última edição:
Parece-me, pelos ecos, que serão talvez as células que estão já para lá da fronteira, a ENE. Depende da hora exacta da foto, mas podem ser sim os restos da célula de Foz Côa.
São as de Espanha sim, o centro da minha imagem aponta para esta linha no mapa, Castelo Rodrigo/Vitigudino, e os topos mais altos da imagem estão inclusive a Sudoeste desta linha, a foto foi tirada às 20h35
fgfgdsf.jpg
 
Hoje Vila Real poderá ter instabilidade, ficaremos atentos às próximas horas
E já há uma primeira tentativa de desenvolvimento convectivo, entre Vidago e Valpaços, por enquanto com precipitação que não parece forte e sem trovoada.

vLN2FCd.png
vpWiq91.png


A única trovoada neste momento é em Espanha, longe a nordeste de Bragança, em Astorga.