Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2025

Bom dia
Ontem estive em Lamego
A Temperatura máxima que tive foi 24°C
ed48076c41723b5a2ee637bc3f03fa30.jpg

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk

Boa noite,
Vai um Verão esquisito... ora está muito calor, ora não está calor nenhum...

Máxima de 20 °C num dia que acabou por se tornar solarengo depois da hora de almoço, mas que ainda deu para acumular 7 mm com a chuva que caiu certinha durante a madrugada e manhã.

Atualmente 13.5 °C e céu limpo sem nevoeiro, mas não será surpresa se a temperatura baixar abaixo dos 10 °C esta noite.

O conjunto dos meus loggers conseguiu descer abaixo dos -1.6°C registados pelo Cotelo a 15 de Junho.

-2.2°C junto ao rio Paiva, em Ferreira d'Aves, Sátão.
1000025604.webp

0°C em Bustelo
1000025613.webp

Pode parecer estranho a quase recta a partir das 5h, mas é porque passa de registar dados de 5 em 5min para passar a dar de 1 em 1min.
0.3°C em Várzea da Serra

6.3°C a mais baixa das estações amadoras do concelho de Viseu, em Povolide, a Este da cidade.
Pelo distrito, 6.1°C em Paredes Velhas, Vouzela e em Passô, Moimenta da Beira.

Última edição:
22ºC, 70%hr.
Extremos de 28.3ºC/12.9ºC, há meio século era quase o dia típico de Julho em Viseu(cidade), 28.8ºC/13.2ºC nos normais 61-90.
Hoje em dia parece um dia fresco de Verão.

27.9ºC, 30%hr
Extremos do dia 30.8ºC/16.3ºC

Hoje a lestada agressiva quebrou a inversão que se adivinhava potente no Cotelo.
Aqueceu 8ºC em pouco mais duma hora
Sem-t-tulo.jpg

Última edição:
Ontem à noite em Tábua, pelas 22h18, registei uma diferença de quase 8ºC num espaço de 600m em linha reta. Nesta altura o vento era praticamente nulo, e a diferença de temperatura era notória através da medição manual (literalmente, meter a mão fora da janela :D).

2F0Fy6O.png

Mais tarde, já com a presença da lestada, a diferença de temperatura nestes dois locais era muito menor (23,9ºC -> 21,4ºC).

Hoje é outra noite de grandes diferenças em curtos espaços.
No centro de Vila Nova de Paiva(estação wunder, ainda que numa varanda e a 5metros de altitude) e junto ao Rio Paiva e dois ribeiros que lá desaguam(datalogger), o mais frio dos 6 que tenho neste momento.
vnp.jpg

Última edição: