Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2009

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Aqui começa a aparecer nebulosidade a leste da cidade. A tarde está muito quente com uma temperatura actua de 30,1ºC, registei uma máxima de 31,4ºC, a primeira do ano acima dos 30ºC. A mínima foi de 17,4ºC.

A Guarda registou na última hora uma precipitação de 9,2 mm, que fez a temperatura descer para os 20ºC.
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Por incrível que pareça aqui por Viseu ou passou todo ao lado ou está por passar o que duvido, mas apenas se ouvem trovoes ao longe, caiem umas pingas e vento com algumas rajadas mais nada.:surprise:
Estou um pouco confuso pois pelo satélite a célula devia estar mesmo por cima mas não acontece nada de facto.:sad:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os radares estão a grande distância, mas mostram tempo extremo

72684255.jpg


espa.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Aqui em Bragança o céu está a ficar muito nublado, segundo o sat24 aproxima-se um celula vinda de Sul, mas parece-me já estar em dissipação:mad:

Por agora registo 34ºC aqui na minha Ilha de calor urbana:cool:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Agora ainda menos percebo esta situação eu moro entre 3 a 4 km do centro a cidade de Viseu e nada:disgust:.
Alias neste momento o céu esta mais claro. Que grande desilusão.:sad:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
31,4ºC e céu bastante nublado, mas não deve passar disto pois a célula já está a desfazer-se.

Extremos de hoje:

18,0ºC / 33,0ºC
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
O IM acabou de actualizar o mapa de descargas eléctricas atmosféricas. Até às 15:59, foram registadas 1238 descargas!

imtrovoadasde180620092.png


Na última imagem se satélite, é perceptível a formação de ondas gravíticas na célula, devido à expansão do topo da bigorna, atingindo o limite troposfera!

satlite180620091800.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
O IM acabou de actualizar o mapa de descargas eléctricas atmosféricas. Até às 15:59, foram registadas 1238 descargas!

Na última imagem se satélite, é perceptível a formação de ondas gravíticas na célula, devido à expansão do topo da bigorna, atingindo o limite troposfera!

É mesmo uma grande celula, Alguem sabe se já se poderá denominar de supercelula? desculpem se a ignorância:o

Aqui em Bragança o céu está encoberto mas nada de trovoada ou precipitação:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Morreu mesmo.

Alguem sabe se já se poderá denominar de supercelula?

Não é por ser grande que é uma supercélula. Esta célula de alguma dimensão e que durou umas quantas horas é o que se chama um SCM (sistema convectivo de mesoescala). Uma supercélula é uma célula com um mesociclone, até pode ser uma célula pequena, o que define é a presença do mesociclone. E isso só podemos saber via radar e não por satélite, e o radar a que nós temos acesso em Portugal não dá para ver isso, ou seja, mesmo que fosse não sabemos. As supercélulas tem a maioria das vezes uma assinatura característica no radar, que é a do gancho (hook echo), se vires as animações que pûs de madrugada no tópico da América do norte vês lá o gancho em muitas das animações de radar.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O anvil cloud desta célula é tão espesso que em Braga escureceu de uma maneira brutal.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O hodograma para Madrid mostra um windshear bastante bom para favorecer a rotação... não sei o quão diferente estará para estas bandas

200906181208221hodo.gif