Esta tarde na Aldeia do Carvalho (Fotos Edgar Bragança):
Neste momento está assim:boas fotos, obrigado pela partilha! Isto terão sido as células de Gouveia e Manteigas.
Será que a célula da Guarda neste momento está a ser seguida?
Foi por volta das 17h e tal. Sim as torres vinham da Serra da Estrelabem observadas estas torres, devem ser as que estavam a norte de Manteigas. A que horas foi?
Estes topos chegaram aos 10 Km.
,parece vir por ai boa noite para arejar a casa,boa brisa a chegar
,o vento já virar mais NW,com 27.0ºC.A coisa de 40 minutos célula da Guarda...
fotos excelentes! Impressionante o desenvolvimento daquela torre! Foram tiradas de onde?

Fotos do nascer do dia de ontem (temperatura atual de 17ºC):
fabulosa a composição da primeira, parece que o nevoeiro se deitou a dormir no cimo da serra e ao compôr com os topos de cumulonimbus distantes já iluminadas pelo sol percebemos a dimensão e o momento desta visão.
Obrigado pelas apreciaçõesfabulosa a composição da primeira, parece que o nevoeiro se deitou a dormir no cimo da serra e ao compôr com os topos de cumulonimbus distantes já iluminadas pelo sol percebemos a dimensão e o momento desta visão.
E belos raios do nascente!
Pela posição por trás do Caramulo, vistas daí de Tondela e pelo momento do nascer do sol, penso que as células seriam as que estavam no mar ao largo entre Aveiro e o Porto, a cerca de 100 Km de distância (grande zoom!):
![]()
. Esta manhã só tive pena de não me puder deslocar a um descampado para fotografar aqueles raios de sol, assim as casas tiveram de surgir nas fotos
.
. À distância, sim, pareciam os topos de nuvens cumulonimbus, mas como a foto é da parte sul da serra, não sei até que ponto seriam nuvens das células do oceano, ainda que seja uma hipótese plausível
...À distância, sim, pareciam os topos de nuvens cumulonimbus, mas como a foto é da parte sul da serra, não sei até que ponto seriam nuvens das células do oceano, ainda que seja uma hipótese plausível..
Concordo então, não pensei nesse facto de ser a parte sul da serra. Assim, se é na direcção oes-sudoeste, só vejo pequenas células mais perto, já sobre o litoral. Mesmo assim olho para aqueles topos e parecem-me que têm o aspecto típico dos cumulus congestus quando começam a formar bigorna e portanto em transição para cumulonimbus. Há no entanto outras nuvens mais perto e à frente daquelas.