Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2021



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande ventania e queda de temperatura, mais de 10 graus em pouco tempo, boa chuvada de gotas grossas ( escorreu bem pelas ruas ) com trovoada, algum granizo pequeno cuja queda durou uns 20 segundos.

Frame de vídeo quando a trovoada se aproximava vinda de Sul:

mhQ6iDA.jpg


Agora 20.3ºc, antes da trovoada 32.2 ºc :calor:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Grande ventania e queda de temperatura, mais de 10 graus em pouco tempo, boa chuvada de gotas grossas ( escorreu bem pelas ruas ) com trovoada, algum granizo pequeno cuja queda durou uns 20 segundos.

Frame de vídeo quando a trovoada se aproximava vinda de Sul:

mhQ6iDA.jpg


Agora 20.3ºc, antes da trovoada 32.2 ºc :calor:

Com uma ediçãozinha e ficava mais real com o raio, a serpenteiar a antena e a descer pela chaminé. Já é muita imaginação minha. :D

Impressionante, as ocorrências no distrito de Viseu, sobretudo em Tondela, Vouzela e São Pedro do Sul.

Este ano, não ficará nada de pé, nesta região em termos agrícolas..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Com uma ediçãozinha e ficava mais real com o raio, a serpenteiar a antena e a descer pela chaminé. Já é muita imaginação minha. :D

Impressionante, as ocorrências no distrito de Viseu, sobretudo em Tondela, Vouzela e São Pedro do Sul.

Este ano, não ficará nada de pé, nesta região em termos agrícolas..
Também reparei nesse pormenor do raio ter ocorrido mesmo por "trás" da antena, criou um efeito curioso, claro que se tivesse caído mesmo na antena era péssimo, provavelmente causaria estragos na casa e eu nem apanharia nada, só luz intensa e um grande susto Assim é melhor, mesmo para foto e vídeo, uma trovoada que não esteja directamente por cima.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Hoje registou-se a temperatura mais alta do ano, 34.3ºC.
Agora uns agradáveis 17.7ºC, com 11.7mm acumulados.

Houve uma período de chuva e vento muito forte na última hora, rajada máxima de 88.6km/h, com direito a trovoada.
Ainda assim o pior passou novamente a Sudoeste-Oeste.



Castro Daire


24.9mm acumulados em Ermida, Tondela, já nos 92mm desde dia 12.

aero.png
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Claramente para a janela.
E fui mesmo para a janela, porque entretanto a TDT ficou sem sinal, e assim continua! Ruralidades...

Muita trovoada, algumas rajadas de vento, alguma chuva, mas nada de extremo.

A estação registou uma rajada de 56,3km/h e sigo com 5,8mm. O céu continua encoberto e chove moderado.
A temperatura caiu para os 16C.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A escurecer novamente muito a sul em Azinhoso, alguns clarões e trovões distantes :trovao: