Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2021

RCSantos7

Cumulus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
385
Local
Tondela (295m)
Ora aqui vai o resumo do final de tarde de hoje:
Foto tirada 10 min antes da queda de granizo, com a célula já em aproximação para norte de Stª Comba Dão
ByYkIS.jpg


Estava em casa da minha tia, e eis o granizo acumuado a entrada da garagem em que o portão fica virado para Sul:
ByYvh7.jpg

ByYkIS.jpg

ByYOp2.jpg

A temperatura passou dos 31ºC para os 21ºC em menos 15 min.
Para além dos danos na agricultura, ouve danos em certas casas aqui da zona como telhas partidas e estores de plástico cujo os quais ficaram totalmente "esburacados"
Passado esta célula vieram sucessivas células com bastante actividade electrica, que duraram até as 22:20h, altura em que parou de chover totalmente.

Neste momento estão 17ºC lá fora e pelo andar da coisa para os lados de Espanha e arredores, parece que ainda vai haver festa durante a noite.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Fotos do granizo de ontem que caiu na localidade das Barras, em Tábua.

A queda em si não foi muito intensa, mas era com cada pedra! Ainda deixou bem marcados alguns carros que estavam na rua.

IXywOY8.jpg


s2Jkpb8.jpg


uYQJ3rX.jpg


JpPjRCH.jpg


XqrgGZr.jpg


7wqGh7G.jpg


BJVqKH3.jpg



--


Mais de 1h depois de ter ocorrido a queda de granizo, ainda havia bastantes pedras de tamanho considerável escondidas entre as ervas mais altas.

BT20CvJ.jpg


5KyGG1x.jpg


zoJa0YQ.jpg


PynXcev.jpg


yrkuC6s.jpg



--


Ainda assim, como disse anteriormente, não apanhei a parte pior da célula. A minha localização era sensivelmente na seta vermelha.

IMG-20210613-090304.jpg


--

E aqui fica uma pequena amostra do estado que se encontra um pouco por toda a vila de Tábua, vários ramos e folhas arrancados pelo granizo. Hoje no café não havia outro tema de conversa que não a queda de granizo :D

IMG-20210613-081251.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Aí está a tua "neve"... :D
Vídeos brutais, obrigado :thumbsup:
E que os danos não tenham sido muitos...

Bom, eu desta neve dos pobres dispenso... Gera acumulações em menos de 5min e tudo, mas é muito violenta. Foi ao início uma sensação de euforia por nunca ter visto algo do género, mas isso depressa se esfumou devido à duração prolongada da queda dos calhaus...

Estragos são mais que muitos e em termos agrícolas diria que os danos são mesmo incalculáveis, as árvores foram todas "comidas" com a força do vento e bolas de pingpong (algumas parece que voltaram ao inverno e sobram só os ramos, é mau porque a capacidade fotossintética e de armazenamento de energia delas foi pelos ares, e estou a especular mas não sei até que ponto a produção do ano seguinte não pode ser afetada), e determinados cultivares foram também completamente perdidos e já não há tempo de reiniciar nova sementeira, as videiras foram lambidas em menos de nada. Nem os comedouros e bebedouros improvisados para a passarada do meu quintal resistiram ao bombardeamento, já para não falar em algumas telhas rachadas e na malta que ficou mesmo com vidros partidos.

Eu ainda consegui salvar meia dúzia de plantas antes do bombardeamento;) e impedir que familiares regressassem àquela hora de Viseu pelo IP3 onde também foi interessante segundo relatos o aparato. Se o nosso IPMA e ANPC fossem suficientemente articulados género o que acontece nos EUA algumas coisas evitavam-se...
 
Última edição:

Bajorious

Nimbostratus
Registo
15 Jan 2017
Mensagens
1,127
Local
Covilhã (Alt. 679m)
Depois de uma acalmia durante a manhã começam a surgir os cummulus.

Ontem foi um pouco de desilusão porque aquela linha de instabilidade do fim de tarde que vinha pujante na zona da Idanha a Nova, enfraqueceu a chegar aqui, para depois renascer atrás da Estrela e fazer o que fez em Tondela, Tábua, Seia, etc.. Um fenómeno esquisito..
fbf3da49a2d827defd0cc43eb65b51cd.jpg


Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Começa a nascer as primeiras células potentes, na zona de Cinfães, lá se vai o resto do vinho e da cereja e na parte norte do distrito da Guarda.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

Muito escuro a sul da aldeia de Azinhoso.

Abafado com 27.5°c.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ronco prolongado vindo de sul agora mesmo : trovao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Trovões e relâmpagos constantes a SW/WSW de Azinhoso :trovao: