ALBIMETEO
Furacão
Boas...a tarde já foi sem chuva,sol e nuvens,fora algum aguaceiro de passagem,com 12.7ºC e vento fraco.
É verdade e acabou com um petardo daqueles...assustei-me pois estava a mais ou menos 4|5 km da maioria dos relâmpagos a apreciar o espectáculo e do nada veio um bem perto. Eu quase que aposto que seria uma descarga positiva do topo da bigorna mas não tenho a certeza pois só vi o clarão seguido do trovão quase instantâneo.Boas, em Viseu agora troveja bem![]()
É verdade e acabou com um petardo daqueles...assustei-me pois estava a mais ou menos 4|5 km da maioria dos relâmpagos a apreciar o espectáculo e do nada veio um bem perto. Eu quase que aposto que seria uma descarga positiva do topo da bigorna mas não tenho a certeza pois só vi o clarão seguido do trovão quase instantâneo.
Edit: Já me esquecia de referir que a certa altura havia claramente rotação na base da célula. Mas nunca foi além disso.
Vai chovendo moderado por aqui.
Entretanto o café da beira rio já foi esvaziado pelos bombeiros e durante a noite o rio irá inundar de novo o cais
O comentário que vem junto com a foto no facebook não é correto.
Do lado espanhol teêm tido imenso cuidado no controlo das barragens.
Nos últimos tempos (semanas) as barragens tem estado quase sempre nos 100% no Douro espanhol, com cuidado para evitar ao máximo descargas que provoquem estragos maiores em terras lusas. Se assim não fosse, por esta altura já uma grande cheia teríamos tido tanto na Régua como nas zonas ribeirinhas de Gaia e do Porto.
A chuva em Abril, combinada com o degelo das montanhas Leonesas, bem como a chuva que teima em cair, são responsáveis por terem as barragens sempre no limite.
Se libertassem muito caudal repentinamente, mesmo que para criar espaço de armazenagem para futuras chuvas, estariam a contribuir para aumentar as cheias - que neste momento apenas são marginais, são limitadas ao leito de cheia natural - o que não é natural é edificarem esplanadas e jardins neste tipo de leito...![]()
Fotos da chegada de aguaceiros moderadados a fortes com rajadas também bastante fortes, pelas 15h:50m
hoje pelas 19:15
Poente de hoje com nebulosidade muito baixa no Caramulo, fotos tiradas pelas 20h:30m, momentos antes de se iniciarem aguaceiros moderados.
Alguns apontamentos apressados dessa mesma célula pelas 17h:50m:
Já foram bem excedidos os 200 mm em Maio na Serra da Estrela.
Resumo do mês dentro em pouco.
Até às 8h de hoje:
Covilhã (MeteoCovilhã): 249,6 mm valor excepcional para apenas uma semana de chuva (estará a funcionar bem?)
Penhas Douradas: 206,2 mm
Guarda: 198,1 mm
Fundão: 161,5 mm
Covilhã (aeródromo): 158,6
Aldeia do Souto: 157,7
Atendendo a que a precipitação tem vindo de SSW ou Sul, a encosta sueste da serra tem recebido bastante mais que outras zonas. O valor de MeteoCovilhã até está de acordo com Guarda e as outras estações deste lado da serra; Penhas Douradas recebe mais quando é do quadrante Oeste.
Já foram bem excedidos os 200 mm em Maio na Serra da Estrela.
Resumo do mês dentro em pouco.
Até às 8h de hoje:
Covilhã (MeteoCovilhã): 249,6 mm valor excepcional para apenas uma semana de chuva (estará a funcionar bem?)
Penhas Douradas: 206,2 mm
Guarda: 198,1 mm
Fundão: 161,5 mm
Covilhã (aeródromo): 158,6
Aldeia do Souto: 157,7
Atendendo a que a precipitação tem vindo de SSW ou Sul, a encosta sueste da serra tem recebido bastante mais que outras zonas. O valor de MeteoCovilhã até está de acordo com Guarda e as outras estações deste lado da serra; Penhas Douradas recebe mais quando é do quadrante Oeste.