Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2016

Já foram bem excedidos os 200 mm em Maio na Serra da Estrela.

Resumo do mês dentro em pouco.

Até às 8h de hoje:
Covilhã (MeteoCovilhã): 249,6 mm valor excepcional para apenas uma semana de chuva (estará a funcionar bem?)
Penhas Douradas: 206,2 mm
Guarda: 198,1 mm
Fundão: 161,5 mm
Covilhã (aeródromo): 158,6
Aldeia do Souto: 157,7

Atendendo a que a precipitação tem vindo de SSW ou Sul, a encosta sueste da serra tem recebido bastante mais que outras zonas. O valor de MeteoCovilhã até está de acordo com Guarda e as outras estações deste lado da serra; Penhas Douradas recebe mais quando é do quadrante Oeste.

De qualquer das formas é uma diferença colossal entre a estação do Alfredo e do IPMA...
Custa-me a crer.

Sendo eu da Covilhã e apesar de não ser estudioso do clima (nem sequer de um ponto de vista meramente amador) acho essa diferença perfeitamente plausível se estivermos a falar de fenómenos de precipitação claramente influenciados pela orografia, uma vez que a estação do Alfredo (Meteocovilha) se situa a 750 m de altitude e a do aeródromo (IPMA) a 450 m.
Recordo que em termos de precipitação anual, se não estou enganado e de acordo com os mapas da Suzanne Daveau (ver aqui), os valores na cidade (encosta) andam nos 1600 mm, enquanto na zona do aeródromo já estarão quase nos 1000 mm. Isto apesar de em linha reta ser uma distância muito curta...

10.8ºC
Continua a chuva fraca a moderada.

Dados de Viseu(aeródromo)
110.2mm no mês de Maio, até às 14h de hoje
1080.4mm em 2016 (faltam pouco mais de 120mm para se atingir a média anual)

1641mm em Varzielas, Serra do Caramulo(740m) até às 2h de hoje.

Boas.

Mais um dia pouco habitual para esta altura do ano, não tanto pela precipitação, mas mais pelos valores de temperatura.
Uma manhã fresca de nevoeiro com valores de 4ºC / 5ºC. O resto do dia foi fresco, nublado, com alguns aguaceiros, mais ou menos intensos e até com algum granizo.
Chuva fraca e 11ºC por agora.

Boas...foram 3/4 minutos de chuva e vento :w00t:,continua tudo tapado e com aguaceiros moderados,temperatura desceu,com 10.1ºC e 10.0mm.hoje já passou dos 100.0mm de :rain:este mês,vamos lá ver se bate o recorde de há 16 anos atrás,ano de 2000 com 105.9mm.

Boas!

Manhã de céu muito nublado por vezes com pequenas abertas, mas com a ameaça de chuva sempre presente, no entanto ainda não passou de ameaça já que apenas tem havido uns uns pingos dispersos.

Das ameaças de chuva da manhã passamos às certezas, durante a tarde tem chovido fraco mas de forma consistente por aqui e assim continua. :rain:

De salientar os baixos valores de temperatura, registo 10ºC. :rain:

• Gosto
Reactions: Manmarlopes