Precisamente, este aglomerado de células perto de Castro Daire já assola a região há pelo menos 40 minutos:
Boas...por aqui é só ,abrasador ,nova máxima do ano,já passou da máxima prevista ,com 32.0ºC e algumas nuvens já desfeitas .
Começou agora a chover nesta estação a uns quilómetros a oeste de Castro Daire, embora longe do núcleo mais intenso (infelizmente)... https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISOMAR6
Em Santa Luzia a tarde segue ruidosa. Há pouco não havia vento e estava algum calor, tudo mudou entretanto.
As três células a norte de Pampilhosa da Serra uniram-se numa só, com eco roxo extenso: A célula está sobre o Fajão, logo apanha a estação IPMA com o mesmo nome. Veremos se registou já alguma precipitação até às 17h, mas pelo movimento para sul pode ainda não ter chegado lá o eco roxo. Entretanto, nas estações IPMA, só é significativo o acumulado registado em Castro Daire entre as 15h e as 16h, 8,2 mm e uma queda da temperatura média horária de cerca de 6ºC.
Parece que durou apenas mais um quarto de hora e saltando o vale do Rio Unhais nasce outra célula a sul de Pampilhosa:
Boas...hora perigosa ...só bafo quente e seco,nesta saída lá se foi embora a chuva...de 44.0mm passou pra 2.0mm ,mas o fresco continua lá ,nos céus nada se passa,com 32.2ºC .
Notável a rapidez da evolução das células. Enquanto a célula a norte da Pampilhosa se abate, a célula a sul intensificou-se em 10 minutos para eco roxo. E perto de Castelo Branco, a noroeste, nova célula: