Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2022

14.6°C, não choveu mais.

Nova estação na aldeia de Rossão, Castro Daire, a +/- 1100m de altitude:
10.5°C por lá.

14.6°C, não choveu mais.

10.5°C por lá.
Na informação dá a 332 mts de altitude.
Weather Station ID: IGOSEN4
Station Name:
Rossão

Latitude / Longitude:40.988° N, 7.932° W
Elevation:332

Na informação dá a 332 mts de altitude.

Sim, mas essa informação está certamente incorrecta. Se as coordenadas lat./long. estão correctas, é a meia distância no alinhamento Gralheira/Mézio, e entre Campo Benfeito e Rossão. Nessa zona a altitude é cerca de 1000 a 1100m. Mesmo se fosse no local do próprio nome da estação, Gosende, a altitude seria à volta dos 950 a 1050 m.
São necessárias coordenadas mais exactas.

10.5°C por lá.

Porque terá a estação o nome Gosende se a localidade mais próxima é Rossão? A explicação é de que a Freguesia é Gosende, estendendo-se os limites para sudoeste, incluindo Rossão.
Acho que será num destes locais delimitados, e a altitude seria então cerca de 1090/1100 m.

kMoDY80.jpg

Sim, mas essa informação está certamente incorrecta. Se as coordenadas lat./long. estão correctas, é a meia distância no alinhamento Gralheira/Mézio, e entre Campo Benfeito e Rossão. Nessa zona a altitude é cerca de 1000 a 1100m. Mesmo se fosse no local do próprio nome da estação, Gosende, a altitude seria à volta dos 950 a 1050 m.
São necessárias coordenadas mais exactas.

Porque terá a estação o nome Gosende se a localidade mais próxima é Rossão? A explicação é de que a Freguesia é Gosende, estendendo-se os limites para sudoeste, incluindo Rossão.
Acho que será num destes locais delimitados, e a altitude seria então cerca de 1090/1100 m.

kMoDY80.jpg
Parece ser de facto aí nessa parte mais em terra à direita.
Gosende é o nome da freguesia, se calhar até foi a junta que instalou a estação, mas fazia mais sentido o nome de Rossão!

De qualquer maneira já está offline a estação infelizmente...
Pode ser que a voltem a colocar online, seria uma estação interessante de seguir.
Ontem por exemplo era a estação mais fria da rede wunderground de Portugal, na altura do meu post.

De qualquer maneira já está offline a estação infelizmente...
Pode ser que a voltem a colocar online, seria uma estação interessante de seguir.
Ontem por exemplo era a estação mais fria da rede wunderground de Portugal, na altura do meu post.

Sim, naquela zona está bastante isolada em termos de altitude. A estação IPMA/CIM próxima, Mézio, está abaixo dos 1000 m.
Pode-se no entanto fazer uma comparação aproximada dos registos, quando Rossão voltar.

v6oXtsC.jpg

Ontem os acumulados pela RINC foram estes:

acI1U4s.jpg